Cruzando ao Panamá

Como mencionamos em um post anterior (https://zanzando.com/2014/10/28/ferry-xpress-2/), as Américas são conectadas por uma rede de estradas conhecida como Ruta Panamericana, que são totalmente trafegáveis, exceto por um pequeno trecho entre a Colômbia e o Panamá conhecido como Darien Gap.

Apesar do Panamá estar a menos de 20 horas de distância de barco, por diferentes razões nunca houve um serviço constante de ferry entre os dois países e a única opção para quem quer atravessar com o carro é despachá-lo em um navio, serviço que é demorado, com um alto custo e muitas vezes não muito seguro.

Por tudo isso todos nós ficamos muito felizes quando, há alguns meses, uma empresa chamada Ferry Xpress anunciou o início das operações do Ferry Adriático, com capacidade para 500 carros e mais de 1.300 pessoas, que faria viagens regulares entre Cartagena e Colón.

Site_0852 (Ferry Xpress – solução ou pesadelo?)

Com o ferry poderíamos embarcar o carro em Cartagena em um dia e no dia seguinte sair dirigindo pelo Panamá. Não obstante o custo poderia ser até 75% mais baixo do que o custo de atravessar para o Panamá da forma convencional (navio para o carro, e avião ou navio para as pessoas).

Contudo, o que parecia ser uma ótima notícia se tornou um tormento. O ferry fez apenas umas poucas viagens, ainda no final do ano de 2014, transportando veículos. Depois, alegando problemas técnicos no porto de Colón, a empresa interrompeu o transporte de veículos (carros e caminhões) até segunda ordem.

Desde o início de dezembro estamos acompanhando essa novela e praticamente toda semana existe a expectativa de que o serviço de transporte de veículos seja retomado, o que não ocorreu até agora, gerando uma enorme ansiedade e um pouco de stress entre os viajantes.

Quando chegamos em Cartagena no dia 23/01 encontramos outros 7 carros (14 pessoas de diferentes nacionalidades) que estavam aguardando notícias do ferry e todas as vezes que nos encontrávamos a conversa era sempre a mesma: será que vamos conseguir embarcar nessa terça ou na próxima quinta?

Como não houve resposta, no dia 28/01 decidimos nos juntar e despachar os carros em containers para o Panamá. Apesar de ser mais caro, ainda poderíamos reduzir um pouco o custo dividindo um container de 40 pés entre dois carros. E assim, conseguimos fechar 3 containers com 6 carros.

Para cuidar dos trâmites aduaneiros escolhemos o Luis Rota e a Sonia Garcia da Enlace Caribe, que foram muito atenciosos e rápidos (contatos e procedimentos abaixo).

Procedimento para despacho de carro em container

Para o despacho do carro em um container de Cartagena ao Panamá, na quarta-feira da semana anterior ao embarque é necessário iniciar os preparativos com a assinatura das cartas e autorizações, bem como reconhecer firmas e autenticar os documentos em um cartório (tudo providenciado com a ajuda da Enlace). Com os documentos prontos, a Enlace toca todo o processo e faz a reserva do container, paga as taxas portuárias etc.

Na terça-feira da semana seguinte o carro tem que ser levado ao porto onde será fumigado (custo de aprox. 35,00 USD) e colocado dentro de um container (apenas o proprietário poderá entrar no porto). Na quinta-feira o container é carregado no navio e na segunda-feira da outra semana o container estará disponível para retirada no porto de Colón.

Os custos totais por carro em um container de 40 pés (cabem 2 carros) seriam de USD 1.263,00 por carro, sendo USD 1.050,00 antes do embarque na Colômbia e USD 213,00 para o desembaraço do container no Panamá.

Enlace Caribe

Calle 28, 26-47 – oficina 103

Manga – Cartagena de Índias – Colômbia

Tel.: +57 (5) 660-8960

Fax: +57 (5) 660-9495

http://www.enlacecaribe.com

 

Luis Ernesto La Rota R.

info@enlacecaribe.com

Sonia Garica

operaciones@enlacecaribe.com

Contudo, no dia 29/01 recebemos a informação de que algumas pessoas tinham conseguido emitir as passagens para a viagem do Ferry de terça-feira 03/02, junto com os carros. Isso gerou um sentimento misto de euforia e ansiedade. Por um lado ficamos contentes de poder embarcar no Ferry, mas por outro lado não tínhamos certeza que a empresa deixaria embarcar os carros em razão dos “problemas técnicos” do porto de Colón.

Somente no final da tarde do dia 30/01 recebemos uma confirmação formal de que a travessia da terça-feira aconteceria, mas segundo a empresa Ferry Xpress essa viagem foi uma exceção, sendo que o serviço regular somente será retomado em algumas semanas, após a conclusão de algumas obras no porto de Colón.

Procedimentos para embarque do carro no Ferry em Cartagena:

1) Confirmada a travessia compre a passagem para os passageiros e veículo

2) Passe no escritório da Rozo (despachante da Ferry Xpress) para fazer o conhecimento de embarque e pagar a taxa

3) Passe no DIAN com o formulário de saída de veículo de turista preenchido (fazer 2 cópias do formulário de saída, passaporte, carimbo de entrada na Colômbia, documento do veículo, formulário de ingresso do carro emitido pelo DIAN ao entrar na Colômbia)

4) No dia do embarque leve o carro ao terminal de cruzeiros de Cartagena e aguarde do lado de fora

5) Faça a fumigação do veículo e pague a taxa

6) Ingresse no terminal de passageiros e siga as instruções

7) Passe pela rigorosa vistoria da polícia colombiana (inclusive com cães farejadores)

8) Passe pela inspeção sanitária

9) Aguarde a liberação da aduana (DIAN)

10) Faça a imigração colombiana

11) Leve o carro para o Ferry

Para providenciar os itens de 1 a 3 levamos cerca de 4 horas já que os lugares estão distantes uns dos outros. No dia do embarque (itens de 4 a 11) chegamos no terminal perto das 13h e somente conseguimos embarcar no ferry às 20h.

Procedimentos para desembarque do carro em Colón:

1) Desembarque o carro do Ferry

2) Aguarde a entrega do conhecimento de embarque pela empresa Ferry Xpress

3) Aguarde a entrega do Seguro Obrigatório (também providenciado pela Ferry Xpress)

4) Aguarde a vistoria policial e cão farejador

5) Faça a imigração panamenha

6) Faça a aduana panamenha

Chegamos em Colón às 13h e desembarcamos às 13h30, mas só conseguimos sair do porto com tudo liberado às 20h.

Os custos foram de:

Passagens (carro e 2 passageiros) – 656,00 USD

Cabine para 2 pessoas no Ferry – a partir de 52 USD

Rozo (despachante Ferry Xpress) – 25,00 USD

Fumigação – 35,00 USD

Seguro obrigatório Panamá – 20,00 USD

Os custos do ferry são muito mais baixos e o ganho de tempo é inegável, mas a falta de organização e a falta de educação de ambos os lados (Colômbia e Panamá) são capazes de tirar do sério até um monge budista! Ao todo levamos cerca de 14 horas para realizar a saída da Colômbia (7 horas) e entrada no Panamá (7 horas), além das 18h de viagem no ferry. Também sofremos 2 dias com muita má vontade e MUITAS informações desencontradas. Detalhe, éramos apenas 10 carros atravessando para o Panamá!

Como mencionamos acima, oficialmente o ferry não está transportando veículos por questões técnicas, mas pessoalmente acreditamos que a falta de um acesso para os veículos não é o real motivo para essa suspensão. Ainda que seja, não parece haver qualquer movimentação para realizar as obras necessárias. Assim, sugerimos a todos que pensam em cruzar para o Panamá nos próximos meses que acompanhem as notícias sobre o ferry e estejam preparados para esperar ou tenham um plano B.

10 comentários em “Cruzando ao Panamá

  1. Pingback: ZANZANDO – Cruzando ao Panama | Overlander Brasil

  2. Pingback: Oceano Atlântico Road | Overlander Brasil

  3. Muito boa sua experiencias e informações deixadas aqui no ZANZANDO.
    Estou esperando a recuperacao de minha esposa de um acidente com fratura de perna para continuarmos a planejar esta viajem MARAVILHOSA.
    São esperiências de vida únicas.
    Abrasos e até a próxima.

    • Oi Magno,
      Esperamos que sua esposa se recupere rápido e que vocês possam não apenas planejar, mas realizar essa incrível aventura.
      Um grande abraço,
      Dan e Liene

  4. Puxa, essa notícia do ferry é animadora. Eu havia visto previsões de gasto de cerca de 2.000USD por trecho, para levar no container! Realmente, boa essa noticia. Se vcs tiverem ficado com o contato do Rozo, (fone, email ou face), eu gostaria de anotar. Desejo melhoras para sua esposa e que a viagem siga com boas aventuras!

    • Oi Tânia,
      Muito obrigado por nos acompanhar.
      A Rozo é apenas um despachante aduaneiro contratado pelo Ferry Xpress para preparar o bill of landing (conhecimebto de embarque). As passagens tem que ser compradas em uma agência de turismo em Cartagena ou com a Ferry Xpress pelo contato do site.
      Se você quiser alguma informação específica é só mandar um email.
      Um abraço,
      Dan e Liene

  5. Pingback: Enquanto o Godzilla Não Sai | ZANZANDO

  6. Pingback: SC Line | ZANZANDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: