Hacienda Nápoles

Tristemente, a história que nós estrangeiros conhecemos desse incrível país está intimamente ligada ao narcotráfico e à violência, tanto que muitas pessoas têm receio de viajar à Colômbia por achar que serão mortas ou sequestradas ao sair do aeroporto.

Comigo (Dan) não foi diferente. A minha primeira viagem à Colômbia aconteceu por motivos profissionais em meados de 2007 e a paranoia da empresa resultou na contratação de carros blindados com seguranças e motorista – um exagero!

Parte dessa imagem da Colômbia está associada ao nome de uma pessoa: Pablo Emílio Escobar Gaviria ou simplesmente Pablo Escobar. Morto em 02 de dezembro de 1993 em uma mega operação da polícia colombiana, Pablo Escobar foi o principal narcotraficante colombiano, com uma fortuna pessoal estimada em 30 bilhões de dólares no início da década de 90 (equivalente a USD 58 bilhões hoje).

Site_0795 Site_0797 Site_0796

Ele também foi responsável por inúmeros assassinatos e atentados a bomba, incluindo o atentado que derrubou o voo Avianca 203 e outro que explodiu o prédio do DAS (Departamento Administrativo de Seguridad), ambos em 1989.

O melhor para a Colômbia seria esquecer pessoas como Pablo Escobar, mas é inegável o interesse (não confundam com admiração) que ele desperta e, por isso hoje, a caminho de Medellin, paramos para conhecer a Hacienda Nápoles.

Essa luxuosa fazenda com cerca de 3.000 hectares localizada a 320km de Medellin pertenceu a Pablo Escobar e contava com um zoológico com animais exóticos como girafas, elefantes, hipopótamos, antílopes e outros, além de uma grande casa em estilo colonial espanhol, heliporto, pista de pouso para aviões e pista de corridas de kart.

Logo na entrada, acima do pórtico com o nome da fazenda, existe uma réplica do primeiro avião de Pablo Escobar, um Piper, que foi o avião utilizado para fazer a primeira entrega de cocaína de Pablo Escobar nos EUA.

Site_0793 (a pintura de zebra não é original – era branco)

Hoje o local foi transformado em um parque temático com um zoológico (aproveitando os animais que já pertenciam à fazenda e agregando outros provenientes de zoológicos e apreensões), parque aquático, hoteis e museus, dentre eles um museu dedicado a Pablo Escobar e à vitória da justiça colombiana, que fica nas ruínas da casa principal.

Site_0803 Site_0802 Site_0798 Site_0799 Site_0800 Site_0801

A casa foi totalmente destruída e pilhada após a morte de Pablo Escobar, por pessoas que procuravam um suposto tesouro que poderia estar escondido em paredes ou pisos falsos (nada foi encontrado), mas mesmo assim dá para se ter uma ideia de todo luxo e conforto que o dinheiro do narcotráfico proporcionou. Também ficamos sabendo que ela não será restaurada por ser tecnicamente difícil e moralmente impossível.

Site_0794 Site_0804

O parque temático Hacienda Nápoles tem recebido constantes elogios e todos os meses novas atrações são inauguradas. Esperamos que com o passar do tempo as pessoas lembrem cada vez menos do passado negro dessa propriedade e que ela possa ser motivo de alegria para Colombianos e estrangeiros.

4 comentários em “Hacienda Nápoles

  1. Olá, estou com uma viagem marcada para a Colômbia, exatamente para fazer os pontos ligados ao narcotráfico. Poderia me falar mais a respeito da Hacienda Napoles, Como chegou até lá? Obrigada

    • Olá Juliana,
      Quando você vai a Colômbia? Temos certeza que você vai gostar muito do país, pois nós adoramos!
      A ligação com o narcotráfico é um tema que a Colômbia e os colombianos tentam aos poucos apagar, por isso é bem difícil encontrar informações/museus a respeito, mesmo nas cidades de Cali e Medellin (onde ficavam os principais cartéis).
      Sobre a Hacienda Napoles, ela era a fazenda do Pablo Escobar e uma espécie de QG das suas operações ilegais. Após a sua morte a fazenda foi praticamente destruída por pessoas que procuravam um suposto tesouro, por isso restou muito pouco das construções originais; as ruínas da casa principal foram preservadas e hoje contam com uma exibição permanente sobre a vida do Pablo Escobar e o tráfico de drogas na Colômbia. O restante da fazenda foi transformado em um parque temático com zoológico e parque aquático (http://www.haciendanapoles.com).
      Chegar lá não é tão simples. A Hacienda Napoles está localizada em uma cidade chamada Puerto Triunfo, a cerca de 5 horas de carro de Bogotá e 4 horas de Medellin (na Colômbia as distâncias são medidas em tempo e não em quilômetros). Nós fomos com o nosso carro quando saímos de Bogotá com destino à Medellin, por isso não sabemos dizer se existem passeios ou excursões para a Hacienda Napoles.
      Esperamos que essas informações te ajudem. Aproveite a Colômbia, como eles dizem, o maior risco é você não querer ir embora.
      Um abraço,
      Dan e Liene

    • Olá Rosemar,
      Se puder ir a Colômbia garanto que será um passeio incrível, não pela história do narco-tráfico, mas por ser um dos países mais acolhedores e simpáticos da América Latina.
      Abs,
      Liene e Dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: