Bogotá

No sábado (17/01/15)  chegamos à capital da Colômbia. O caminho continua sendo um sobe e desce intenso com curvas que não acabam mais, local perfeito para uma pedalada – não?

Site_0779 Site_0778

Nós já estivemos em Bogotá outras vezes, mas não poderíamos deixar de passar para rever nossos amigos Hernando, Martha Lucia e Maria Paula. Eles gentilmente nos receberam em sua casa e apesar do pouco tempo que passamos juntos, conseguimos matar as saudades dessa incrível família.

Site_0780 Site_0791

No domingo acordamos cedo e após um ótimo café da manhã com Arepa e Tamales típicos da região de Santander, fomos até o Lago Guatavita a cerca de 1h de Bogotá. Esse lago circular com diâmetro de aproximadamente 400 metros e águas esverdeadas era considerado como um local sagrado pela civilização précolombina dos Muiscas, e atrai milhares de turistas em razão da sua ligação com a lenda do El Dorado.

Site_0786 Site_0787

Nesse local os Muiscas celebravam um ritual onde o seu chefe tribal – Zipa (chamado “El Dorado” pelos Espanhóis) era coberto de ouro e mergulhava nas águas do lago para se purificar, deixando no seu fundo todo o ouro. Além disso, oferendas com ouro e esmeraldas eram atiradas no lago pelo povo como parte da cerimônia.

Em razão disso, muitos acreditam que existe um verdadeiro tesouro em ouro e pedras preciosas no fundo lamacento do lago, mas as tentativas de dragar seu fundo trouxeram apenas umas poucas peças em ouro e pedras preciosas. Hoje o local funciona como um parque e o acesso é restrito às trilhas e mirantes com a companhia de um guia, o que é muito legal.

Site_0789 (as pessoas do centro foram sacrificadas e atiradas no lago em um ritual muito legal…kkkk)

Site_0790 Site_0788

O mais legal da lenda envolvendo esse lugar é que El Dorado foi por muito tempo considerado uma cidade, depois um reino e mais tarde um império de riquezas inimagináveis. Muitos conquistadores espanhóis como Francisco Orellana e Gonzalo Pizarro partiram em expedições pela bacia amazônica atrás dessa lenda. Como resultado dessas expedições, em 1541 Francisco Orellana foi a primeira pessoa conhecida a navegar toda a extensão do Rio Amazonas.

Hoje, Eldorado ou El Dorado é o nome de inúmeros lugares, cidades (especialmente em locais de mineração), shows de TV, filmes etc. Aqui na Colômbia, El Dorado é o nome dado pelos europeus ao chefe tribal dos Muicas. No museu do ouro de Bogotá existe uma peça (uma das mais bonitas em nossa opinião) que retrata essa cerimônia, mostrando o Zipa ao centro coberto de ouro.

Site_0792 (El Dorado – Museu do Ouro – Bogotá – imagem da internet)

Após a visita ao Lago Guatavita visitamos o povoado de Guatavita. Apesar do seu estilo colonial, as construções têm apenas 40 anos. A razão disso é que o antigo povoado de Guatavita foi inundado quando da construção da represa que abastece a Cidade de Bogotá. Mesmo assim é muito agradável caminhar pelo seu centro, com restaurantes, lojas de artesanato e museus.

Site_0785 Site_0784 Site_0783 Site_0782

Com esse incrível passeio fechamos um fim de semana muito agradável. Hernando, Martha Lucia, Maria Paula e David (que nos emprestou seu quarto mesmo sem saber), obrigado pela ótima acolhida. Esperamos revê-los em breve. Um grande abraço, Dan e Liene

2 comentários em “Bogotá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: