Bogotá
No sábado (17/01/15) chegamos à capital da Colômbia. O caminho continua sendo um sobe e desce intenso com curvas que não acabam mais, local perfeito para uma pedalada – não?
Nós já estivemos em Bogotá outras vezes, mas não poderíamos deixar de passar para rever nossos amigos Hernando, Martha Lucia e Maria Paula. Eles gentilmente nos receberam em sua casa e apesar do pouco tempo que passamos juntos, conseguimos matar as saudades dessa incrível família.
No domingo acordamos cedo e após um ótimo café da manhã com Arepa e Tamales típicos da região de Santander, fomos até o Lago Guatavita a cerca de 1h de Bogotá. Esse lago circular com diâmetro de aproximadamente 400 metros e águas esverdeadas era considerado como um local sagrado pela civilização précolombina dos Muiscas, e atrai milhares de turistas em razão da sua ligação com a lenda do El Dorado.
Nesse local os Muiscas celebravam um ritual onde o seu chefe tribal – Zipa (chamado “El Dorado” pelos Espanhóis) era coberto de ouro e mergulhava nas águas do lago para se purificar, deixando no seu fundo todo o ouro. Além disso, oferendas com ouro e esmeraldas eram atiradas no lago pelo povo como parte da cerimônia.
Em razão disso, muitos acreditam que existe um verdadeiro tesouro em ouro e pedras preciosas no fundo lamacento do lago, mas as tentativas de dragar seu fundo trouxeram apenas umas poucas peças em ouro e pedras preciosas. Hoje o local funciona como um parque e o acesso é restrito às trilhas e mirantes com a companhia de um guia, o que é muito legal.
(as pessoas do centro foram sacrificadas e atiradas no lago em um ritual muito legal…kkkk)
O mais legal da lenda envolvendo esse lugar é que El Dorado foi por muito tempo considerado uma cidade, depois um reino e mais tarde um império de riquezas inimagináveis. Muitos conquistadores espanhóis como Francisco Orellana e Gonzalo Pizarro partiram em expedições pela bacia amazônica atrás dessa lenda. Como resultado dessas expedições, em 1541 Francisco Orellana foi a primeira pessoa conhecida a navegar toda a extensão do Rio Amazonas.
Hoje, Eldorado ou El Dorado é o nome de inúmeros lugares, cidades (especialmente em locais de mineração), shows de TV, filmes etc. Aqui na Colômbia, El Dorado é o nome dado pelos europeus ao chefe tribal dos Muicas. No museu do ouro de Bogotá existe uma peça (uma das mais bonitas em nossa opinião) que retrata essa cerimônia, mostrando o Zipa ao centro coberto de ouro.
(El Dorado – Museu do Ouro – Bogotá – imagem da internet)
Após a visita ao Lago Guatavita visitamos o povoado de Guatavita. Apesar do seu estilo colonial, as construções têm apenas 40 anos. A razão disso é que o antigo povoado de Guatavita foi inundado quando da construção da represa que abastece a Cidade de Bogotá. Mesmo assim é muito agradável caminhar pelo seu centro, com restaurantes, lojas de artesanato e museus.
Com esse incrível passeio fechamos um fim de semana muito agradável. Hernando, Martha Lucia, Maria Paula e David (que nos emprestou seu quarto mesmo sem saber), obrigado pela ótima acolhida. Esperamos revê-los em breve. Um grande abraço, Dan e Liene
greetings.
This afternoon I saw his car land rover here in Medellin. I went with my family in a black renault car. if you need anything here in Medellin. you can write to ivanchobenitez@hotmail.com
I hope to serve something.
Hola Ivan,
Gracias por su amable correo.
Un fuerte abrazo,
Dan y Liene