O Café Colombiano

No dia 13/01/15 saímos de Popayan para conhecer a zona cafeeira da Colômbia. Escolhemos a cidade de Salento, que fica próximo ao Valle de Cocora e é considerada a mais antiga (foi fundada em 1850) e, provavelmente, a menor cidade da Província de Quindio.

O boom do café colombiano começou no início do século 20 e atingiu o seu ápice em 1959 quando o bigodudo Juan Valdéz e sua mula se tornaram o ícone da Federação Colombiana de Café. Apesar da competição com o café mais barato e de menor qualidade do Vietnam, o café arábico de alta qualidade da Colômbia ainda emprega 570.000 pessoas e representa cerca de 1.6 bilhões de dólares de receitas anuais para o país.

Em Salento conhecemos a Finca (fazenda) Don Elías, que em uma área com pouco mais de 4 hectares, produz cerca de 4 toneladas de café orgânico (arábico e colombiano) tipo exportação por ano. Apenas duas safras são colhidas por ano, a primeira entre março e abril e a segunda entre outubro e novembro.

Site_0772 Site_0776

Por ser um café orgânico, nessa fazenda não são utilizados quaisquer tipos de insumos ou pesticidas químicos. O combate às pragas é feito com métodos naturais (plantando árvores e plantas aromáticas ou frutíferas) e a fertilização da terra é feita por meio de plantas e cascas do próprio café que são usados como adubo.

Site_0777 (lembramos da Tia Sati)

Após a colheita, que é totalmente manual, é retirada a casca do café em uma máquina também manual semelhante a um moedor. Em seguida, os grãos de café são deixados em um tanque para fermentar, sendo os grãos que sobem à superfície retirados e utilizados como adubo, por serem considerados de baixa qualidade.

Site_0775 Site_0774

Só após a fermentação os grãos vão para a secagem, onde permanecem de 8 a 25 dias (dependendo do tempo – úmido ou seco), sendo mexidos pelo menos 15 vezes ao dia. Após a secagem a casca do grão de café é retirada em outro moedor e 70% da sua produção é enviada às fábricas de processamento. Os 30% restantes são torrados e comercializados diretamente pela fazenda.

Site_0773

Achamos o processo todo muito rudimentar, mas muito interessante; e o melhor desse passeio foi provar um delicioso café da Finca Don Elias. Não é a toa que o café colombiano é considerado um dos melhores cafés do mundo.

2 comentários em “O Café Colombiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: