Ferry Xpress

Site_0257 (imagem da internet)

Hoje tivemos uma das melhores notícias desde que começamos a viagem. Finalmente, após anos de espera, começou a funcionar ontem um ferry que fará a travessia Colón (Panamá) – Cartagena (Colômbia) – Colón (Panamá).

As Américas são ligadas por uma rede de estradas conhecida como a Estrada Pan-americana ou Panamerican Highway, que é considerada pelo Guiness Book como a mais longa rodovia do mundo. Ela liga os mais de 17.o00 km que separam a baía de Prudhoe no Alasca (EUA) no extremo norte e a cidade de Ushuaia na Terra do Fogo (Argentina) no extremo sul, e é transitável em praticamente toda sua extensão, com exceção de um trecho entre a Colômbia e o Panamá, conhecido como Darien Gap.

Site_0260 (imagem da internet)

O Darien Gap é uma faixa com cerca de 100km de extensão entre as cidades de Turbo na Colômbia e Yaviza no Panamá que é praticamente inacessível a qualquer veículo. A floresta nesse trecho permanece praticamente intocada e não existem rotas ou qualquer acesso que ligue uma cidade à outra. Apenas alguns poucos aventureiros atravessaram esse trecho por terra, em expedições que levaram meses e não avançavam a mais de 2 ou 3 km por hora, tamanha a dificuldade do terreno.

Site_0258 (imagem da internet)

Assim, todos que viajam de carro, moto ou caminhão pelas Américas são obrigados a embarcar o carro em um contêiner ou em um navio de transporte de carros (similar a um Ferry, mas sem espaço para passageiros) para atravessar da Colômbia para o Panamá ou vice-versa. O problema é que isso implica em altos custos (podem superar os 3.000 USD) com despachos aduaneiro, contratação do transporte marítimo, despachantes, documentos, aluguel de contêiner, seguros, taxas, passagens de avião para os ocupantes do veículo (ninguém viaja com o carro) além, é claro, do tempo que pode variar de 15 dias a 1 mês (como ouvimos de algumas pessoas que conhecemos aqui no sul da Argentina).

??????????????????????????????? (imagem da internet)

Além disso, muito viajantes reclamam de danos aos veículos durante o transporte; furto de coisas, especialmente quando o veículo não é transportado em contêineres, já que você tem que deixar a chave para que o carro seja manobrado, embarcado e desembarcado (o chamado transporte Ro-Ro); e problemas com as autoridades locais no desembaraço dos carros.

Desde o início do planejamento dessa viagem, considerávamos a travessia Colômbia-Panamá a parte mais complicada e fizemos praticamente tudo (das datas à altura do carro) para facilitar o processo, mas agora tudo mudou. Há alguns meses estamos acompanhando as notícias de que um Ferry faria viagens regulares entre Cartagena e Colón, mas não estávamos botando muita fé, já que essa não é a primeira vez que circulam notícias como essas.

Acontece que ontem (27/10/14), com alguns dias de atraso da data inicialmente prevista, o Ferry Adriático da Companhia Ferry Xpress com capacidade para 500 veículos e mais de 1.000 passageiros saiu de Colón no Panamá com destino à Cartagena na Colômbia e por isso ficamos super entusiasmados. Só esperamos que o serviço não seja interrompido antes de cruzarmos…

6 comentários em “Ferry Xpress

  1. Esa es una extraordinaria noticia. anteriormente habíamos tenido en Colombia esa misma ruta, operada por una compañía vinculada a la flota mercante grancolombiana, llamada Crucero Express. esta compañía cerró hace unos 5 años, luego de un gran éxito en su operación. en esta ocasión se espera igualmente que este ferry sea muy exitoso y que su operación sea permanente.

    • Oi Hernando,
      De fato é uma notícia extraordinária e também esperamos que essa operação seja permanente.
      Em janeiro nos encontraremos.
      Um abraço,
      Dan

  2. Pingback: Um reencontro e dois novos encontros | ZANZANDO

  3. Pingback: Cruzando ao Panamá | ZANZANDO

  4. Pingback: SC Line | ZANZANDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: