SC Line

Site_2871

Como já comentamos em posts anteriores, as Américas são ligadas por uma rede de estradas conhecida como Panamerican Highway, exceto por um pequeno trecho de pouco mais de 100 km entre a Colômbia e o Panamá chamado Darien Gap (https://zanzando.com/2014/10/28/ferry-xpress-2/). Em razão disso, todos os viajantes que seguem do Sul ao Norte e vice-versa, são obrigados a despachar o carro de navio para superar o Darien Gap.

Os custos dessa travessia são altos (de 1.800 a 3.000 USD em média pelo carro e passagens aéreas); além disso o carro leva pelo menos 1 semana para sair de Cartagena, Colômbia e chegar em Colón, Panamá, isso sem mencionar a burocracia, vistorias e inspeções tanto para embarcar quanto para desembarcar o carro.

Quando cruzamos para o Panamá, ainda no caminho de ida ao Alasca, utilizamos um ferry (https://zanzando.com/2015/02/05/cruzando-ao-panama/), mas o serviço foi interrompido em abril de 2015, restando apenas as opções tradicionais (container ou navio de transporte de veículos) e mais caras de envio.

Sabendo disso decidimos que a melhor forma de retornar à América do Sul seria enviar o carro de Miami, EUA, já que o custo seria praticamente o mesmo de enviar o carro do Panamá. Infelizmente enviar o Godzilla direto para o Brasil estava fora de cogitação, já que é consenso que os portos brasileiros são os mais complicados para desembaraçar o carro, mesmo sendo um veículo brasileiro de um cidadão brasileiro (como é o nosso caso).

Assim, optamos por enviá-lo a Cartagena, Colômbia. O tempo de viagem seria de 1 semana e o custo de 1.500 USD; de quebra ainda conseguimos uma MEGA promoção da Avianca e pagamos apenas 90 USD cada passagem de Miami direto a Cartagena (fantástico!).

A empresa escolhida para o transporte do Godzilla foi a SC Line (http://www.scline.com/esp/index.html), que foi super solícita desde o primeiro contato. O processo todo foi muito simples e desburocratizado. Fizemos o pagamento por transferência eletrônica para a conta da SC Line em Miami, enviamos cópias dos documentos do veículo e pessoais, e quando chegamos em Miami passamos no escritório para assinar uma procuração e carta de intenção. Depois disso só tivemos que deixar o Godzilla no porto para que fosse embarcado no navio.

Site_2872

Pátio da SC Line em Fort Lauderdale, EUA

Site_2923

Navio Caroline Russ

O Godzilla chegou em Cartagena 9 dias depois de sair de Miami. A papelada de aduana e liberação do carro foi feita toda por funcionários da SC Line em Cartagena; nós tivemos apenas que realizar o pagamento das taxas portuárias e acompanhar a rápida vistoria da aduana.

Site_2924

Godzilla no porto em Cartagena

O processo todo foi muito tranquilo e nada em nosso carro foi mexido. Para não dizer que foi um serviço perfeito, sumiu nossa bandeira do Brasil que estava amarrada na escada traseira e o carro chegou com a bateria descarregada, provavelmente por terem deixado o carro com alguma coisa ligada após o embarque no navio. De qualquer forma, consideramos esses problemas menores e ficamos muito satisfeitos com o serviço da SC Line.

Para fechar o post, segue abaixo uma breve descrição dos documentos necessários e custos. Notem apenas que essa lista não é exaustiva, muito menos oficial; ela considera apenas o que nos foi exigido para o envio do carro de Miami, EUA para Cartagena, Colômbia.

De: Miami, EUA

Para: Cartagena, Colômbia

Modalidade de transporte: RORO (Roll-on/Roll-off)

Custos:

– SC Line – USD 1.307,53

– Taxas Portuárias (Cartagena) – COL 511.201,00 (aprox. USD 188,00)

Documentos Necessários:

– Documento original do veículo

– Nota fiscal de compra do veículo (nós não temos esse documento e fomos dispensados da apresentação)

– Cópia do passaporte do proprietário do veículo

– Cópia do carimbo de entrada nos EUA

– Copia do I-94 (formulário branco de imigração)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: