Museo Marítimo y del Presidio

No sábado (11/10/14) acordamos com tudo branco; nevou durante a noite e praticamente o dia todo. Nós, como bons brasileiros, corremos para tirar fotos e curtir um pouco da neve fora de hora e do frio.

Site_0153 Site_0168 Site_0169

Como estava nevando bastante, aproveitamos para conhecer um dos lugares mais visitados no centro de Ushuaia, o Museo Marítimo y del Presidio. O museu ocupa o prédio do antigo presídio de Ushuaia, que funcionou de 1902 a 1947 e posteriormente foi utilizado como base da armada naval argentina, que até hoje ocupa parte do terreno.

Site_0170 Site_0154 Site_0155 Site_0156

Como comentamos em nosso primeiro post sobre Ushuaia, o governo argentino sempre se preocupou com a sua soberania sobre essas terras, tendo tomado ao longo da história diversas medidas para garantir a sua ocupação. Uma das primeiras, ainda no final do século 19, foi criar nessa região uma colônia penal, que começou com cerca de 27 presos – 18 homens e 9 mulheres, mas pouco depois, em razão das condições climáticas difíceis, acabou se tornando um presídio exclusivamente masculino.

Os próprios presos foram responsáveis pela construção do presídio, que levou aproximadamente 18 anos para ser concluída. Durante o período de funcionamento, nenhuma fuga foi registrada; que dizer, nenhum preso conseguiu efetivamente escapar pois foram recapturados ou se entregaram voluntariamente em razão do frio ou da fome.

Hoje, além do museu, o prédio abriga uma galeria de arte e uma interessante exibição sobre a história naval da região, com informações sobre naufrágios, maquetes e fotos. Do lado de fora existe uma réplica do antigo farol de San Juan de Salvamento, que ficava na remota Isla de los Estados e inspirou o livro de Jules Verne chamado “O Farol do Fim do Mundo”.

Site_0157 (imagem da internet)

Com esse clássico da literatura, fechamos nossa passagem pelo fim do mundo. Agora é hora de subir em direção ao outro extremo do planeta, o Alasca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: