Reveillón em Mitad del Mundo
Saímos de Montecristi no dia 29/12/14 e antes de chegar à cidade onde passaríamos a virada de 2014/2015, ainda ficamos uma noite em Santo Domingo de Los Colorados, que apesar de ser a quarta maior cidade do Equador, é feia, tumultuada e com pouquíssimos hotéis decentes.
Assim, no dia 30/12/14 chegamos em San Antonio de Pichincha, que está localizada a 30km de Quito na latitude 0°0′0″. Para marcar o local da latitude zero, no final da década de 70 foi construído um monumento com 30 metros de altura com os pontos cartesianos e uma linha que divide os hemisférios norte e sul (lembramos do Chuí e da placa toda deteriorada dizendo que o Brasil começava lá).
Hoje esse monumento faz parte de um gigantesco complexo chamado Ciudad Mitad del Mundo que tem um centro de convenções, lojas, restaurantes, capela, museus (o melhor e mais importante é o Museo Etnográfico Mitad del Mundo), um planetário que tem apresentações a cada meia hora (muito legal) e uma praça onde estavam acontecendo apresentações de danças típicas do Equador.
Algumas curiosidade sobre a metade do mundo: dizem que aqui é mais fácil colocar um ovo em pé (havia um sobre uma mesa para quem quisesse provar a teoria) e também dizem que seu peso é menor na metade do mundo (segundo a Liene deu uma diferença de quase 1kg).
Entretanto, ficamos um pouco decepcionados ao saber que o monumento não está localizado exatamente na latitude zero. De fato, as coordenadas do monumento são 0°0′ 7″ S, 78°27’21” W, sendo o que a real latitude zero está a cerca de 300 metros ao norte no museu Inti Ñan (Museu do Sol), mas quem liga para isso…
Aqui também passamos o Reveillón, na beira da cratera do vulcão Pululahua. Não pulamos onda, nem ficamos badalando até altas horas, mas fomos brindados por uma vista incrível da cratera, de San Antonio e mais ao fundo Quito. Ano novo, hemisfério novo – agora é hora de ver a água girar ao contrário e admirar estrelas diferentes – quais serão as surpresas que 2015 nos reserva?
Um feliz 2015 para todo mundo! Que esse seja um ano de grandes desafios e realizações!
Feliz Ano Novo. Que a paz do mestre Jesus acompanhe vocês neste Ano de grandes descobertas. Um abraço.
Maria Teresa,
Muito obrigado pela mensagem! Desejamos à vocês um ótimo 2015.
Um grande abraço,
Dan e Liene
Parabéns, pelo projeto e na metade do mundo chegaram. Abs.
Oi Magno,
Muito obrigado pela mensagem. Em breve cruzaremos para a metade de cima do globo. Continue zanzando com a gente.
Abs,
Dan e Liene