Reveillón em Mitad del Mundo

Saímos de Montecristi no dia 29/12/14 e antes de chegar à cidade onde passaríamos a virada de 2014/2015, ainda ficamos uma noite em Santo Domingo de Los Colorados, que apesar de ser a quarta maior cidade do Equador, é feia, tumultuada e com pouquíssimos hotéis decentes.

Assim, no dia 30/12/14 chegamos em San Antonio de Pichincha, que está localizada a 30km de Quito na latitude 0°0′0″. Para marcar o local da latitude zero, no final da década de 70 foi construído um monumento com 30 metros de altura com os pontos cartesianos e uma linha que divide os hemisférios norte e sul (lembramos do Chuí e da placa toda deteriorada dizendo que o Brasil começava lá).

Site_0699 Site_0688

Hoje esse monumento faz parte de um gigantesco complexo chamado Ciudad Mitad del Mundo que tem um centro de convenções, lojas, restaurantes, capela, museus (o melhor e mais importante é o Museo Etnográfico Mitad del Mundo), um planetário que tem apresentações a cada meia hora (muito legal) e uma praça onde estavam acontecendo apresentações de danças típicas do Equador.

Site_0687 Site_0689 Site_0690 Site_0693

Algumas curiosidade sobre a metade do mundo: dizem que aqui é mais fácil colocar um ovo em pé (havia um sobre uma mesa para quem quisesse provar a teoria) e também dizem que seu peso é menor na metade do mundo (segundo a Liene deu uma diferença de quase 1kg).

Site_0692

Entretanto, ficamos um pouco decepcionados ao saber que o monumento não está localizado exatamente na latitude zero. De fato, as coordenadas do monumento são 0°0′ 7″ S78°27’21” W, sendo o que a real latitude zero está a cerca de 300 metros ao norte no museu Inti Ñan (Museu do Sol), mas quem liga para isso…

Site_0685 Site_0686 Site_0691

Aqui também passamos o Reveillón, na beira da cratera do vulcão Pululahua. Não pulamos onda, nem ficamos badalando até altas horas, mas fomos brindados por uma vista incrível da cratera, de San Antonio e mais ao fundo Quito. Ano novo, hemisfério novo – agora é hora de ver a água girar ao contrário e admirar estrelas diferentes – quais serão as surpresas que 2015 nos reserva?

Site_0697 Site_0694 Site_0695

Um feliz 2015 para todo mundo! Que esse seja um ano de grandes desafios e realizações!

Site_0696

 

4 comentários em “Reveillón em Mitad del Mundo

    • Oi Magno,
      Muito obrigado pela mensagem. Em breve cruzaremos para a metade de cima do globo. Continue zanzando com a gente.
      Abs,
      Dan e Liene

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: