O preço de um sonho
Muitas pessoas nos questionam sobre o custo de uma viagem como essa e outras simplesmente afirmam que estamos com a vida feita para ficar tanto tempo fora “vivendo de brisa”. Bom, é verdade que não gastamos pouco, mas acreditem, estamos muito longe de estar com a vida resolvida.
Mas enfim, qual é o preço de um sonho?
Hoje, passada a fase de preparação, entendemos que não existe um número mágico que possa servir de base para qualquer outro viajante, até porque o quanto você irá gastar depende do quão preparado você quer estar, do nível de conforto que gostaria de ter durante a viagem e principalmente, dos recursos que você conseguiu juntar para essa finalidade.
No nosso caso, a preparação consumiu dois terços do custo total orçado, sendo que as despesas com o carro (manutenção, instalação de acessórios/equipamentos e preparação para a viagem) corresponderam a aproximadamente 70% do valor total gasto.
No final o importante é que, gastando muito ou pouco, indo de carro ou a pé, para uma volta ao mundo ou até a praia, você se planeje, junte os recursos necessários e principalmente estabeleça uma data razoável para sair. Não façam planejamentos muito longos…prazos mais curtos te incentivam e ajudam a manter o foco…
Mas e qual o orçamento de vocês, especificamente?
Oi Alex,
Falar de dinheiro é sempre complicado, ainda mais porque cada bolso tem um limite e, principalmente, cada um sabe o que suporta ou não. Conhecemos pessoas que não se importam de dormir em lugares abertos/públicos (wild camping) e outros que precisam dar um jeito de fazer dinheiro durante a viagem para poder seguir em frente.
Do que nós vimos até agora, entendemos que o importante não é o quanto você pode gastar e sim o que você quer fazer. Gastando USD 1000 ou 100.000 faça um planejamento que caiba no seu bolso, reserve um valor para emergências (no nosso caso reservamos 20% do total para essa finalidade) e siga em frente.
Abs,
Dan