Cusco – A Capital do Império Inca
No dia 01/12/14 saímos de Puno com destino à cidade que foi capital do Império Inca do século XIII até a conquista pelos espanhóis em 1532. Cusco ou Cuzco foi declarada patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983 e é um dos principais destinos turísticos no Peru, atraindo mais de 2 milhões de visitantes por ano.
Mas antes de chegar a Cusco tivemos que passar novamente pela horrorosa cidade de Juliaca e dessa vez, felizmente, não nos perdemos e ainda conseguimos registrar algumas imagens desse lugar.
Também ficamos parados na estrada em razão uma manifestação de estudantes pela reabertura de uma escola em Sicuani (até participamos do protesto emprestando o parabrisa do Godzilla), o que tornou o dia bem mais longo do que o previsto, mas tudo isso foi devidamente recompensado com um delicioso pisco e um ótimo jantar.
Voltando a Cusco, essa é a nossa segunda passagem por essa magnífica cidade. Em nossa primeira visita em 2010 conhecemos a maioria de suas atrações, como a Plaza de Armas, a Catedral de Cusco, que foi construída sobre as ruínas do palácio Viracocha, o Templo de La Compañia de Jesús, que foi construído sobre as ruínas do palácio Huayna Cápac, Qoricancha (Templo del Sol) e a Catedral de Santo Domingo, a Iglesia y Convento de San Francisco, Templo de La Merced, Museo Inka, Museo de Arte Precolombino etc.
Assim, nessa segunda visita aproveitamos para conhecer os lugares que não tivemos tempo para ver. No topo da lista estava o impronunciável templo de Saqsaywaman, localizado em uma colina acima da Plaza de Armas. Em razão dos altos muros, esse local é frequentemente mencionado como uma fortaleza, mas sua função era de um Templo Religioso, utilizado apenas em celebrações específicas.
Saindo de Saqsaywaman, aproveitamos para conhecer o Museo de Sítio del Qoricancha, o Museo Municipal de Arte Contemporaneo e o Museo Historico Regional. Amanhã deixaremos Cusco rumo ao Valle Sagrado, passando por Pisac, Urubamba até chegar a Ollantaytambo.
Uma dica para quem quiser conhecer esses lugares é adquirir o Boleto Turístico del Cusco que inclui dezenas de atrações em Cusco e no Valle Sagrado por um único valor.