Batalha de Gettysburg

Continuando o nosso belicoso passeio pelos EUA, do Museu da Força Aérea em Dayton, Ohio fomos para Gettysburg, Pennsylvania, onde no dia 06/08/15 fizemos um tour guiado pelos campos onde aconteceram uma das maiores batalhas da Guerra Civil Norte Americana.

Site_2277 Site_2286

A Guerra Civil Norte Americana durou 4 anos (de 1861 a 1865) e tinha como pano de fundo a escravidão nos EUA. Quando em 1860 os republicanos liderados pelo presidente Abraham Lincoln se opuseram à expansão do regime escravocrata para outros territórios dos EUA, alguns estados sulistas, cujas economias estavam baseadas na agricultura, se insurgiram e formaram os Estados Confederados.

Site_2280

Essa guerra é até hoje a mais sangrenta dos EUA. Nos 4 anos de combate mais de 620.000 soldados perderam suas vidas (o número de vítimas da Guerra Civil é maior do que de todas as outras guerras que os EUA participaram juntas) e ao final da guerra quase 30% dos homens entre 18 e 40 anos dos Estados Confederados haviam sido mortos.

Nesse contexto, a batalha de Gettysburg é considerada uma das batalhas mais importantes da Guerra Civil. De um lado a União com 93.000 soldados; do outro lado os Confederados com uma força de 71.000 homens; e no meio uma cidade que ficava no cruzamento de diversas importantes estradas, inclusive a que levava à Capital Washington. A ideia do general sulista Robert Lee era levar a guerra, até então lutada nos campos do Sul, até o Norte.

Site_2288 Site_2278 Site_2285

Em apenas 3 dias de batalha no começo de julho de 1863 os Confederados (Estados separatistas do Sul dos EUA) e a União (Estados do Norte) perderam mais de 51 mil soldados entre mortos, feridos e capturados; curiosamente, apesar da guerra ter acontecido nos quintais das casas de Gettysburg apenas 1 civil (uma mulher de 21 anos) morreu nos 3 dias de batalha.

Site_2279 Site_2281

O tour foi bem interessante e recomendamos para todos que pretendem conhecer Gettysburg, não apenas pelo conteúdo histórico, mas principalmente pelo fato de não se tratar de um único ponto de parada. O Parque Nacional é formado por uma área enorme nos arredores da Cidade de Gettysburg, com vários monumentos erguidos por soldados de ambos os lados para marcar os locais onde foram travadas as batalhas. Não obstante, alguns prédios sobreviventes de Gettysburg também guardam as marcas da batalha, como buracos de bala e balas de canhão; por isso ter um guia oficial para percorrer o campo de batalha pode ser mais interessante que o auto-tour.

Site_2282 Site_2283 Site_2284

Com esse passeio fechamos o capítulo bélico de nossa passagem pelos EUA. De Gettysburg seguimos até Nova Iorque, onde passaremos alguns dias relaxando e aproveitando a vida boa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: