Irmãos Wright x Santos Dumont

Saímos de Indianapolis no dia 04/08/15 e seguimos sentido leste pela I-70. Em Dayton, Ohio, paramos para visitar o National Museum of the US Air Force, um museu gigantesco que ocupa 3 hangares enormes, além de uma área onde fica o Air Force 1, avião utilizado pelo Presidente dos EUA.

Site_2256

Os hangares estão divididos pela cronologia dos fatos, iniciando com a invenção do avião até o final da guerra fria e a conquista do espaço, mas já no primeiro hangar notamos uma discrepância entre a história contada pelos americanos e o que aprendemos na escola. Segundo o museu os irmãos Wilbur e Orville Wright são os inventores do avião e pioneiros da aviação por terem voado pela primeira vez em 17 de dezembro de 1903, três anos antes do nosso Santos Dumont; enquanto isso, o nosso Santos Dumont nem sequer é mencionado.

Site_2257

Wright Flyer I

Nós já havíamos visto algo semelhante no National Air and Space Museum de Washington, onde novamente Santos Dumont nem sequer é mencionado. Mas, afinal, qual das datas está correta? Quem foi o inventor do avião?

Site_2264

Única referência aos brasileiros no museu

Para tentar responder essas perguntas, é preciso voltar à virada do século 19 para o 20. Em 1903 já haviam rumores de que os irmãos Wright haviam realizado os primeiros vôos controlados em um avião, porém, a única evidência era um telegrama escrito pelos próprios irmãos; eles não divulgavam uma foto sequer, e também não permitiam que testemunhas neutras acompanhassem o experimento.

Em razão da falta de evidências concretas, o Aeroclube Francês criado em 1898 para fomentar a competição e criar os critérios de homologação o primeiro voo, ignorou a notícia dos irmãos Wright e homologou o primeiro voo da história apenas no dia 23 de outubro de 1906, quando o nosso Santos Dumont pilotou seu 14 Bis por exatos 60 metros, a uma altura entre 2 e 3 metros.

Enfim, deixando de lado a polêmica de quem inventou o avião, é inegável que os EUA foram os grandes responsáveis pela evolução da aviação, principalmente durante as guerras mundiais, e esse museu é um retrato dessa evolução. A quantidade e estado de preservação das aeronaves é impressionante! Nós que nem somos aficionados pelo assunto passamos mais de 3 horas dentro do museu, então imagine se você for fanático pelo assunto (Pensamos em você Rodrigo).

Site_2258 Site_2259 Site_2260 Site_2261 Site_2262 Site_2263 Site_2265 Site_2266 Site_2267 Site_2268 Site_2269 Site_2271 Site_2270 Site_2272

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: