Travessia Bolívia – Dia 6 – Aravilla – Iquique

No último dia da travessia, deixamos nosso refúgio em Aravilla e passamos no povoado de Mauque que tem impressionantes 4 habitantes. Apesar do pequeno número de habitantes, esse povoado conta com uma quadra poliesportiva novinha e uma escola que atende até o sexto ano do nível primário – impressionante!

Site_0439

Outra coisa impressionante nesse povoado é a igreja construída no final do século 17 toda em pedra e argila, com uma nave de 5,8 metros de largura por 23 metros de comprimento. Seu teto é feito de madeira de cactos e coberto por uma palha local, chamada paja brava. Ainda existe um campanário de 2 níveis, independente da estrutura principal, como muitas outras igrejas construídas durante o período de colonização espanhol.

Site_0438

Infelizmente essa linda igreja, que foi declarada monumento histórico nacional em 2006, está sofrendo com o tempo e descaso das autoridades. Parte de seu teto desabou e todas as paredes tem danos visíveis decorrentes de terremotos e da ação do tempo.

Voltando à estrada, seguimos pela Ruta del Desierto até Iquique, capital da região de Tarapacá, com direito a uma parada no caminho para um lanchinho no estilo do Explora. Com cerca de 167.000 habitantes, essa cidade as margens do Oceano Pacífico é vibrante e ao mesmo tempo calma. Aqui ficamos hospedados em um hotel de frente para o mar, com todos os confortos da vida moderna – inclusive wifi e energia elétrica.

Site_0440 Site_0441 Site_0443 Site_0442

A noite jantamos todos juntos para comemorar o final de uma travessia de mais de 950 km e seis dias. A Bolívia ficou para trás, mas sempre nos lembraremos dessa experiência incrível. Agora vamos em frente, que dizer, vamos voltar para buscar o Godzilla que ficou quase 1 semana esquecido em San Pedro de Atacama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: