América do Sul – O Retorno
Após cuidarmos de toda papelada para o embarque do Godzilla para Cartagena e deixarmos o nosso companheiro de viagem no Porto de Fort Lauderdale, seguimos no dia 20/10/15 de Miami a Orlando, a pouco mais de 300 km de distância.
Orlando é uma das maiores cidades da Flórida com mais de 2.1 milhões de habitantes, mas a grande maioria dos 59 milhões de turistas que visitam Orlando anualmente está mais interessada nos parques temáticos do que na história da cidade. Hoje, 7 dos 10 parques temáticos mais visitados na América do Norte estão em Orlando.
Uma visita aos principais parques de Orlando (Magic Kingdom, Epcot Center, Animal Kingdom, Hollywood Studios, Universal Studios, Island of Adventure e Sea World) exige pelo menos uma semana e um preparo físico de maratonista; e se for incluir outros parques como o Bush Gardens, Wet n’ Wild, Nasa etc. será necessária outra semana. Em nossos 15 dias visitamos alguns parques, mas em um ritmo bem tranquilo.
A nossa estadia em Orlando foi muito confortável. Ao invés de ficar em um quarto de hotel, preferimos alugar uma casa com 2 suítes, sala de estar, sala de jantar, cozinha equipada e lavanderia. O custo é praticamente o mesmo de um hotel simples, mas a liberdade e a sensação de estar em casa é incomparável. Recomendamos para quem pretende ficar bastante tempo em Orlando ou que esteja viajando com outras pessoas; existem casas para 6/8/10/12 pessoas – é só procurar nos sites de hospedagem.
No dia 03/11/15 retornamos a Miami e na manhã seguinte (04/11/15) pegamos um voo baratíssimo (90 USD/pessoa) até Cartagena, Colômbia. Engraçado pensar que retornamos a Cartagena exatamente 9 meses depois de deixarmos a cidade rumo ao Panamá ainda no caminho rumo ao Alasca. Muito legal!
O período que ficamos em Cartagena foi de muitos encontros (alguns programados e outro totalmente inesperado). No dia 06/11/15 chegaram nossos amigos de Bogotá Hernando, Martha Lucia, Maria Paula e Samuel e no dia 07/11/15 os pais da Liene. Comemoramos esses encontros e também o aniversário de nossa querida amiga Maria Paula em um ótimo jantar no sábado (07/11/15).
No dia seguinte fomos turistar por Cartagena na companhia dos pais da Liene, Maria Paula e Samuel. Visitamos o Castillo San Felipe (fortaleza que defendia a cidade de Cartagena), o Convento de La Popa (um convento Agostiniano com uma vista incrível de Cartagena) e o centro antigo de Cartagena. Como eles dizem: Chevere! (Legal)
Na segunda-feira (09/11/15) os pais da Liene retornaram ao Brasil, mas nossos encontros não terminaram. A noite encontramos com nossos amigos brasileiros Neto e André, que estavam em Cartagena desde o dia 05/11/15, mas que não conseguimos encontrar antes.
No dia 10/11/15 o nosso último e mais esperado encontro. Nosso fiel companheiro de viagem, o Godzilla, chegou no Porto de Cartagena. O processo para liberação do carro foi super tranquilo e se não fosse pela bateria que descarregou (provavelmente por culpa da empresa que fez o transporte) teria sido impecável! Menos de 2 horas após chegar ao porto eu, Dan, já estava rodando novamente com o Godzilla pelas ruas de Cartagena.
Agora vamos continuar com os nossos narizes voltados para o Sul, rumo à nossa querida e caótica São Paulo.
Retornar, o coração deve estar acelerado! Estão pensando em fazer outra viagem dessas ? Boa sorte no retorno!
Oi Diogo,
Realmente é difícil controlar a ansiedade. Por enquanto estamos pensando apenas em curtir nossa casa e nossas famílias, mas quem sabe!
Um grande abraço,
Dan e Liene
Obrigado Dan e Liene por dividir conosco esta linda viagem!
Eu e minha mulher, estaremos no inicio de fevereiro próximo, iniciando a realização de mais um sonho, que é ir rodando até Cartagena. No retorno se puderem nos ajudar informando sobre diesel S-10 ou S-50(preço e facilidade de encontrar) nos países; Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina, será de grande ajuda.
Parabéns pela coragem de realizar esta linda viagem. Com certeza vocês servirão de inspiração para muitos sonhadores.
Grande abraço e bom retorno para vocês.
Josino e Neide.
Josino e Neide,
Agradecemos a mensagem. Foi um privilégio para nós realizar uma viagem como essa. Mais do que lugares e pessoas diferentes, mudamos nossa forma de pensar e aprendemos a viver com menos. Esperamos que a jornada de vocês até Cartagena seja tão incrível quanto a nossa!
Sobre o diesel, nossa Defender aceita qualquer coisa, então não nos preocupamos muito com o combustível; na Argentina e Chile (nas estradas principais e cidades) é fácil encontrar o S-10 e S-50, mas em lugares mais afastados pode ser um problema. Do Peru para cima S-10 e S-50 são encontrados com mais facilidade nos grandes centros.
Sobre o preço do combustível, fizemos a conversão de todos os valores para dólar (USD) para ter uma base de comparação; a média gira em torno de 0,85 USD por litro, com exceção do Equador, onde nós enchemos o tanque (o nosso tem 120 Litros) com apenas 20 USD.
Em nosso site, fizemos um post com os números de cada país. Lá vocês encontrarão informações como distância percorrida e planejada; gastos com combustível e valor médio; etc.
Se vocês tiverem qualquer duvida entrem em contato. Nós estaremos de volta ao Brasil em dezembro. Se vocês forem de SP podemos marcar um encontro para bater um papo; e se vcs forem de outra cidade, fica o convite para ficar conosco caso passem por SP nessa viagem.
Um grande abraço,
Dan e Liene