El Día Mas Largo

Nós adoramos a Colômbia! Suas cidades, seu povo, sua comida e sua cultura encantam qualquer um, mas as estradas…

A condição das estradas na Colômbia até que não é ruim, mas 3 fatores fazem da experiência de dirigir pela Colômbia um desafio e tanto. O primeiro fator é o extremo norte da Cordilheira dos Andes. Cruzar a Colômbia de norte a sul não é complicado, mas todas as vezes que precisamos seguir de leste a oeste nos dá arrepios só de pensar; é um sobe e desce interminável com curvas que fariam até o Popeye ficar mareado.

O segundo fator são as estradas. Na Colômbia pouquíssimas estradas são duplicadas e o trânsito de veículos leves e pesados é super intenso. Quando cruzamos as cidades acrescentamos, ainda, as motos e os tuk tuks que estão por todo lado (acho que só não vimos motos e tuk tuks voando).

O terceiro e mais complicado são os motoristas. Tudo bem que os Colombianos são infinitamente mais educados do que os Peruanos, mas isso não impede que eles façam ultrapassagens forçadas, em lugares com pouca ou nenhuma visibilidade da pista contrária. Também são imprudentes na velocidade. Nos admira que não ocorram mais acidentes.

Todos esses fatores combinados fazem com que na Colômbia o deslocamento entre as cidades seja medido em tempo e não em distâncias (ex. de Montería a Medellin são 7h30 para uma distância de pouco mais de 400 km). E foi justamente na Colômbia que tivemos nosso pior dia na estrada.

No dia 12/11/15 saímos de Montería às 8h30, mas às 11h30, depois de percorrer pouco mais de 170km a estrada parou. Segundo um policial que fazia o bloqueio da estrada, aconteceu um acidente poucos quilômetros adiante que fechou a estrada. Ficamos parados até às 16h (sim, 4 da tarde) debaixo de um sol horroroso quando, enfim, os policiais liberaram a estrada.

Site_2932 Site_2931

Rodamos mais 70km e paramos novamente em razão da enorme confusão que se formou de ambos os lados quando a estrada fechou. Resumindo, ficamos outras 3 horas até conseguir sair do enrosco; mas e o acidente? Não sabemos, não vimos, não encontramos.

Site_2934 Site_2935

O resultado da nossa sexta-feira 13 antecipada para uma quinta-feira 12 foram mais de 18 horas para andar apenas 400 km. E pensar que essa é a estrada que liga a segunda maior cidade da Colômbia (Medellin) ao norte do pais. Como pode uma artéria tão importante para o país ficar desse jeito?

Ainda bem que conseguimos encontrar uma cama confortável para descansar um pouco antes de sair no dia 13/11/15 para cumprir as 7 horas que separam as cidades de Medellin e Cali (oficialmente 400 km de distância uma da outra).

4 comentários em “El Día Mas Largo

  1. Obrigado Dan e Liene pela dica!
    No itinerário que nós planejamos, faremos de Medellin a Cartagena-638kms, já vou deixar uma segunda opção.
    Grande abraço.
    Josino e Neide

    • Olá Josino e Neide,
      Uma dica legal é tentar não fazer mais do que 350 a 400 km por dia. Isso garante que vocês podem sair tranquilos e chegar no destino ainda durante o dia. Ainda, se acontece algum imprevisto com o carro ou na estrada vocês terão tempo para resolver o que fazer.
      Na Colômbia a regra é outra. Qualquer trecho de 400 km significa no mínimo 6 a 8 horas dirigindo. Existem alguns trajetos que são piores, como Salento-Ibague (que liga Cali a Bogotá). Gastamos quase 4 horas para rodar esse trecho de apenas 130 km.
      Um abraço,
      Dan

  2. Estava pesquisando as viagens terrestres na colombia e um trecho de 250 Km demora 6h. Vendo esse post tudo faz sentido.
    Parabéns pelo blog, esta otimo!

    • Nayanne,
      A Colômbia é apaixonante, mas as estradas são difíceis. A condição de manutenção é boa, mas sempre que é necessário cruzar a cordilheira dos Andes é um tormento, por isso as distâncias são medidas em tempo e não em kms.
      Aproveite!
      Um abraço,
      Dan e Liene

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: