Hokkaido – O Norte do Japão
Após dois dias de muita chuva em Tóquio, na sexta-feira (18/09/15) seguimos de avião para o Norte do Japão. Nosso destino era a capital da Província de Hokkaido, Sapporo; uma cidade muito agradável com pouco mais de 1.7 milhão de habitantes.
Apesar do tempo, que continuou fechado e chuvoso, logo que chegamos fomos conhecer a sede da cervejaria Sapporo. A história dessa cervejaria fundada em 1876 está intimamente relacionada ao desenvolvimento da Ilha de Hokkaido e da cidade de Sapporo, já que essa empresa recebeu diversos incentivos e investimentos do governo.
Começamos nosso tour com um almoço típico Mongol na cervejaria; o prato chamado Genghis Khan tem como base carne de carneiro e legumes (acelga, broto de feijão e cebola), e é preparado na hora em uma panela que fica no centro da mesa. Tudo isso, é claro, regado a cerveja Sapporo classic – muito bom!
Depois do almoço, fomos visitar o museu da cervejaria e conhecer um pouco da sua história. Ao final pudemos degustar uma cerveja que só é produzida para consumo local, chamada Kaitakushi Beer.
No dia seguinte (19/09/15) saímos cedo para conhecer o mercado Nijo, onde se pode encontrar algas secas (kombu), muitos peixes e caranguejos/king crabs, e frutas da estação, com destaque para as uvas e pêssegos (deliciosos). Na nossa opinião, o mercado local é sempre um passeio divertidíssimo, além de uma ótima chance de se conectar à cultura e costumes locais.
Do mercado seguimos para uma fábrica de chocolate chamada Shiroi Koibito, ou “Namorado Branco” em uma tradução literal. A fábrica construída no estilo Tudor inglês, produz um dos mais famosos doces de Hokkaido, que é um biscoito recheado de chocolate branco muito gostoso. Foi muito interessante passear pelos corredores da fábrica e conhecer o processo de produção do doce.
Da fábrica do Namorado Branco, seguimos para a cidade de Otaru, a Leste de Sapporo. Essa cidade banhada pelo mar do Japão foi um importante porto e entreposto comercial para o Norte do Japão, mas aos poucos o comércio marítimo perdeu importância e a atividade econômica mais importante passou a ser o turismo. Uma curiosidade de Otaru é o relógio a vapor, instalado em uma praça; ele é idêntico ao relógio a vapor de Gastown em Vancouver, Canadá – muito legal!
Na rua principal de Otaru há uma centena de lojinhas que vendem artigos de vidro e caixinhas de música (sim, caixinhas de música), além de restaurantes que servem os melhores e mais frescos peixes e frutos do mar (uma delícia); é claro que aproveitamos a oportunidade para comer um ótimo sushi preparado pelo dono do restaurante.
À noite fomos conhecer a rua mais movimentada de Sapporo, chamada Susukino. É um calçadão coberto parecido com a Fremont Street de Las Vegas, mas no lugar dos cassinos existem os Patinkos, que são uma espécie de caça níqueis muito popular aqui no Japão.
No nosso último dia em Hokkaido (20/09/15), seguimos para o interior da ilha até a cidade de Furano, onde visitamos uma fábrica de queijos. Como estamos no meio de um feriadão de 5 dias, a fábrica estava fechada, mas do lado de fora estava acontecendo um festival organizado pelos funcionários.
De lá seguimos para uma fazenda de cultivo de lavanda. Infelizmente a época de lavanda já terminou, mas mesmo assim o jardim estava muito bonito com flores de várias partes, inclusive do Brasil. A fazenda produz vários produtos de lavanda, inclusive sorvete (estranho, mas gostoso); e para fechar o passeio fomos a um mirante na cidade de Biei, de onde se tem uma vista muito bonita de todo vale de Furano. Esse vale foi utilizado por diversas empresas como a Nissan e a fabricante dos cigarros Mild Seven, nas suas embalagens e propagandas – muito bonito.
O passeio por Hokkaido foi muito legal. As paisagens são muito bonitas e o clima da ilha muito agradável. Uma outra época que deve ser muito legal é o inverno, quando acontece o festival de Sapporo, famoso pelas enormes esculturas de gelo. Quem sabe um dia não voltamos no inverno para conferir esse festival.
Ufa! Quanta coisa! Agora é hora de arrumar as malas novamente e seguir para o extremo Sul do Japão para a ilha de Okinawa.
Muito belo a regiao….espero mais detalhes…quem sabe ao vivo qudo estivem de volta …Abçs e Curtam bastante…
Boa Sergio! Daqui a pouco estaremos de volta. Um abraço!