Fortress of Louisbourg
No dia 15/08/15 deixamos a Província de New Brunswick e entramos em Nova Scotia, ponto mais ao leste que chegaremos na América do Norte. Após uma noite em New Glasgow seguimos até a Ilha de Cape Breton, onde está localizado o Forte de Louisbourg.
A região de Louisbourg, antiga colônia francesa, começou a ser ocupada em 1713 e sua principal atividade econômica era a pesca. Com o aumento da atividade pesqueira em Louisbourg, a cidade cresceu em tamanho (cerca de 5 mil pessoas circulavam por lá) e importância, o que fez com que o Rei Luis XIV da França determinasse a sua fortificação.
Entre 1720 e 1740 a muralha e as principais construções militares foram erguidas e Louisbourg se tornou uma das maiores e mais caras fortificações europeias em terras americanas, mas apesar de todas as precauções francesas, em 1745 a cidade foi conquistada pelos ingleses após algumas semanas de cerco.
Três anos mais tarde, em 1748, com a assinatura do tratado de paz entre a Inglaterra e França, Louisbourg foi devolvida aos franceses, mas o domínio francês não durou muito tempo, pois em 1758 os ingleses tomaram novamente a cidade. Após a segunda queda, os engenheiros ingleses destruiram com explosivos partes da muralha que cercavam a cidade para que não pudesse ser utilizada pelos franceses, caso Louisbourg fosse novamente devolvida ou conquistada, o que nunca aconteceu.
Algum tempo depois Louisbourg começou a perder importância para a cidade de Halifax ao sul, que tinha um porto com melhor acesso e melhores condições para manter a indústria pesqueira e naval. Apenas em 1920 a Cidade de Louisbourg, com a criação do Parque Nacional da Fortaleza de Louisbourg, é que a cidade recuperou um pouco da sua glória.
Em 1961 o Governo Canadense iniciou a reconstrução da cidade, que hoje conta com os principais prédios e parte da muralha que cercava a cidade. Para completar, muitas pessoas vestidas a caráter, inclusive crianças (que ainda estão de férias) circulam pela cidade e representam vários atos cotidianos. Também são realizadas apresentações com disparos de mosquetes e canhões, que para nós foi o ponto alto da visita a Louisbourg.
Humilhação em praça pública era uma das punições para as pessoas que cometiam pequenos crimes:
A versão moderna inclui foto para o facebook, mas o que será que esse menino fez para o seus pais? (rs)
Saindo da Fortaleza de Louisbourg fomos até o local onde foi construído o primeiro farol canadense. O farol foi construído em 1734 com o intuito de diminuir o número de naufrágios, mas um incêndio em 1736 destruiu a lanterna, que foi recolocada em 1738. Em 1842 o farol foi substituído por uma construção moderna de madeira com 3 andares, que acabou sendo destruída em um incêndio em 1922. O que vimos hoje é a terceira construção finalizada em 1923 e em uso até hoje. Muito legal!