Fortress of Louisbourg

No dia 15/08/15 deixamos a Província de New Brunswick e entramos em Nova Scotia, ponto mais ao leste que chegaremos na América do Norte. Após uma noite em New Glasgow seguimos até a Ilha de Cape Breton, onde está localizado o Forte de Louisbourg.

Site_2336 Site_2338

A região de Louisbourg, antiga colônia francesa, começou a ser ocupada em 1713 e sua principal atividade econômica era a pesca. Com o aumento da atividade pesqueira em Louisbourg, a cidade cresceu em tamanho (cerca de 5 mil pessoas circulavam por lá) e importância, o que fez com que o Rei Luis XIV da França determinasse a sua fortificação.

Site_2340 Site_2339

Entre 1720 e 1740 a muralha e as principais construções militares foram erguidas e Louisbourg se tornou uma das maiores e mais caras fortificações europeias em terras americanas, mas apesar de todas as precauções francesas, em 1745 a cidade foi conquistada pelos ingleses após algumas semanas de cerco.

Site_2342 Site_2344 Site_2348

Três anos mais tarde, em 1748, com a assinatura do tratado de paz entre a Inglaterra e França, Louisbourg foi devolvida aos franceses, mas o domínio francês não durou muito tempo, pois em 1758 os ingleses tomaram novamente a cidade. Após a segunda queda, os engenheiros ingleses destruiram com explosivos partes da muralha que cercavam a cidade para que não pudesse ser utilizada pelos franceses, caso Louisbourg fosse novamente devolvida ou conquistada, o que nunca aconteceu.

Algum tempo depois Louisbourg começou a perder importância para a cidade de Halifax ao sul, que tinha um porto com melhor acesso e melhores condições para manter a indústria pesqueira e naval. Apenas em 1920 a Cidade de Louisbourg, com a criação do Parque Nacional da Fortaleza de Louisbourg, é que a cidade recuperou um pouco da sua glória.

Em 1961 o Governo Canadense iniciou a reconstrução da cidade, que hoje conta com os principais prédios e parte da muralha que cercava a cidade. Para completar, muitas pessoas vestidas a caráter, inclusive crianças (que ainda estão de férias) circulam pela cidade e representam vários atos cotidianos. Também são realizadas apresentações com disparos de mosquetes e canhões, que para nós foi o ponto alto da visita a Louisbourg.

Site_2337 Site_2345 Site_2347 Site_2341 Site_2343 Site_2346 Site_2353 Site_2352

Humilhação em praça pública era uma das punições para as pessoas que cometiam pequenos crimes:

Site_2350 Site_2349

A versão moderna inclui foto para o facebook, mas o que será que esse menino fez para o seus pais? (rs)

Site_2351

Saindo da Fortaleza de Louisbourg fomos até o local onde foi construído o primeiro farol canadense. O farol foi construído em 1734 com o intuito de diminuir o número de naufrágios, mas um incêndio em 1736 destruiu a lanterna, que foi recolocada em 1738. Em 1842 o farol foi substituído por uma construção moderna de madeira com 3 andares, que acabou sendo destruída em um incêndio em 1922. O que vimos hoje é a terceira construção finalizada em 1923 e em uso até hoje.  Muito legal!

Site_2354

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: