La Isla Bonita
Belize é um país pequeno (do tamanho de Sergipe), novo (tornou-se independente em 1981) e com uma população estimada em pouco mais de 340 mil habitantes. Contudo, recebe por ano quase 1 milhão de turistas, e tem as ilhas de Caye Caulker e Caye Ambergris como principais destinos.
Até a Madonna compôs uma música (La Isla Bonita – https://www.youtube.com/watch?v=7YzW1nMB9fk) em homenagem a San Pedro, cidade principal de Caye Ambergris, ressaltando suas belezas naturais. Com um histórico como esse é claro que não poderíamos deixar de conferir o que as ilhas têm de bom.
Assim, na sexta-feira (03/04/15), em pleno feriado de Páscoa, resolvemos deixar o Godzilla estacionado em Belize City e pegar um “water taxi” até Caye Caulker para descobrir o que atrai tantos turistas a esse lugar improvável. O ticket de ida e volta custa 25 USD por pessoa e é a única forma de chegar nas Cayes se você não tem um barco.
Caye Caulker é considerada mais tranquila e mais barata que Caye Ambergris. Na ilha não existem carros, apenas carrinhos de golfe e bicicletas; as ruas são de areia; e os lemas por aqui são “Go Slow” (Vá Devagar) e “No shoe, no shirt, no problem” (Sem sapato, sem camisa, sem problema) e foi assim que passamos a Páscoa.
Nem pense em infringir a lei, pois a polícia está presente em Caye Caulker… Rs.
Mas as maiores atrações das Cayes não são as ruas tranquilas e sim a Barreira de Corais de Belize que é a segunda maior do mundo com cerca de 300 quilômetros de extensão, perdendo apenas para a grande barreira de corais da Austrália. Esse ecossistema único é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1996 e, também, um dos melhores lugares para mergulho do continente americano.
Infelizmente não tivemos oportunidade de mergulhar no Great Blue Hole (foto acima), mas passamos 2 dos 3 dias do feriado de Páscoa embaixo d’água no Atol de Turneffe (sábado) e Recife de San Pedro (domingo) e ficamos impressionados com as cores dos corais e peixes. Vimos até algumas tartarugas, raias e tubarões!
Tentamos registrar nossos mergulhos com nossas pequenas GoPros sem flash e sem muitos recursos, então ficou tudo azulado/esverdeado. Se alguém tiver uma dica para tratar as fotos mande uma mensagem; nós agradecemos.
E para fechar os dias incríveis que tivemos nas Cayes, um belíssimo pôr do sol. Quer algo mais?
A paisagem no trânsito da estrada nos congestionamentos de ida e volta do feriado da Páscoa estavam quase iguais… Continuem nos fazendo inveja, meus caros! Abs!
Fala JP,
Quase não lembro mais do que é ficar parado nos congestionamentos dos feriados, mas acho que a sua inveja nos fez ficar 5 horas parados na aduana mexicana aguardando o sistema voltar. rs
Abs,
Dan