Rota dos 7 Lagos e San Martin de Los Andes

Saímos de Bariloche na quinta-feira (30/10/14) debaixo de muita neve e um frio de 2 graus (totalmente fora de época) com destino a San Martin de Los Andes, tanto que um trecho da estrada estava totalmente branco. E pensar que na semana anterior os termômetros em Bariloche passaram dos 30 graus…vai entender esse tempo maluco!

Site_0273 (neve na Ruta 40)

Para ir de Bariloche a San Martin ou vice-versa, existem duas opções de rotas, mas nem pense em seguir por um caminho que não seja o dos 7 lagos. Esse trecho da Ruta 40 (antiga RN 234) é um passeio obrigatório para todos que visitam a região e nos faz lembrar que o importante não é o destino e sim o caminho percorrido.

Desde Bariloche a paisagem é muito bonita e bem diferente dos pampas argentinos, mas o roteiro começa mesmo em Villa La Angostura. De lá até San Martin de Los Andes são pouco mais de 100 km, mas com inúmeras paradas para admirar a beleza dos lagos Correntoso, Espejo, Escondido (que faz jus ao nome), Falkner, Villarino, Machónico e Lácar. Também é possível fazer um desvio de +ou- 55 km (ida e volta) para visitar a Villa Traful, que fica às margens do lago com o mesmo nome e tem alguns restaurantes, casas de chá e pousadas.

Site_0274 (a caminho da Villa Traful)

Obviamente o melhor é fazer esse passeio em um dia de sol e céu azul, o que infelizmente não foi o nosso caso. Em razão do mal tempo e da nevasca, mal conseguimos ver os lagos; mas mesmo assim conseguimos registrar algumas imagens e ver os lagos de uma forma diferente. Esperamos um dia retornar com um tempo melhor.

Site_0277 Site_0278 Site_0279

No final da tarde chegamos a San Martin de Los Andes que é uma versão bem mais amena de Bariloche, silenciosa e agradável, e ainda mantém muito do charme e arquitetura que um dia atraíram as pessoas a Bariloche. A parada em San Martin foi breve, mas em uma nova visita a essa região consideraríamos passar alguns dias por aqui.

Site_0280 Site_0282

4 comentários em “Rota dos 7 Lagos e San Martin de Los Andes

  1. Ótimo post. Me ajudou bastante! Do jeito que estava a estrada, acha que seria possível percorre-la com carro comum (de passeio)?
    Obrigado!

    • Oi Luis,
      Obrigado pelo comentário. Fico feliz que o nosso post tenha sido útil.
      Apesar da neve a estrada estava totalmente transitável nesse trecho. Vimos vários carros de passeio na estrada e o único contratempo que tivemos foi em Junín de Los Andes, onde a polícia bloqueou a estrada por conta da neve e de um acidente com uma carreta, mas tirando isso foi super tranquilo.
      Mesmo durante o inverno é possível trafegar pela Ruta 40, com a ressalva de que talvez seja exigido o uso de correntes para neve/gelo.
      Abraços e continue zanzando com a gente.
      Dan e Liene

      • Ótimo! Penso em ir de Bariloche a San Martín por La Angostura e voltar por Paso Córdoba. É viável? Obrigado!

      • Legal Luis,
        É totalmente viável esse caminho. Se você pegar um dia de tempo bom (ao contrário do dia que passamos) vai ser um passeio inesquecível. Aproveite San Martin – nós ficamos com uma ótima impressão de lá.
        Abs e boa viagem!
        Dan e Liene

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: