Montreal e Ottawa
No dia 23/08/15 nos despedimos de Québec, mas apenas da cidade e não da província pois a nossa próxima parada foi na Cidade de Montreal. A cidade sede dos Jogos Olímpicos de 1976 é enorme, 1.650 milhões de habitantes apenas na cidade de Montreal e 3.820 milhões na região metropolitana, o que a situa como segunda maior cidade canadense.
Montreal é uma cidade que agrada a todos. Quem está buscando história e arquitetura pode caminhar pelo centro antigo; já quem busca atividades ao ar livre pode ir ao Mount Royal Park; e quem quiser fazer compras, o destino é a Rue Sainte Catharine cheia de grifes e shoppings.
Uma curiosidade sobre Montreal é o RÉSO, que é o sistema subterrâneo que interliga vários prédios do centro da cidade e conta com lojas, restaurantes, serviços etc. Em nossa visita a Montreal em 2013 ficamos mais de 4 horas caminhando pela cidade subterrânea e não andamos nem a metade de sua extensão. Dessa vez, utilizamos o RÉSO para fugir do calor de quase 30 graus que estava fazendo na cidade.
De Montreal seguimos no dia 24/08/15 para Ottawa, capital federal do Canadá. Em 2013 pegamos um tempo horroroso em Ottawa (frio e chuvoso), então essa visita era quase uma segunda chance e o dia prometia pois o céu estava azul e a temperatura agradável; mas foi só chegarmos perto de Ottawa para a chuva começar e a temperatura despencar. Karma? Rs.
Enfim, mesmo com chuva caminhamos até o Parlamento, vimos a troca da guarda no monumento do soldado sem n0me e almoçamos no ByWard Market. Em Ottawa uma boa pedida é o Museu da Civilização, mas como já tínhamos visitado esse museu em 2013, não repetimos o passeio.
À noite retornamos ao Parlamento para assistir ao show de luzes que só acontece no verão. O tema desse ano eram as luzes do norte e contava a história do Canadá e seu povo de uma forma muito leve. O show de luzes do Parlamento ajudou a tirar um pouco da má impressão que eu (Dan) tinha de Ottawa, mas essa é uma cidade que ainda não me convenceu totalmente. Quem sabe em uma terceira visita.