Emirados Árabes Unidos
Depois dos ótimos dias que passamos no Japão, no dia 05/10/15 seguimos para a quente e úmida Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Localizados na Península Arábica, os Emirados Árabes Unidos são uma confederação de 7 nações soberanas, Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.
A história dos Emirados Árabes Unidos é super recente; apenas em 1971 foram reconhecidos como nações soberanas, tendo sido anteriormente colônias portuguesas e britânicas. Até o boom do Petróleo na década de 60, os Emirados sobreviviam basicamente da pesca e da indústria de pérolas.
A riqueza do ouro negro fez surgir imensas cidades que são pura ostentação. Nos Emirados tudo é maior, mais bonito, mais dourado, mais caro, mais rico e por aí vai. Acho que nunca vimos tantos carros luxuosos Rolls Royces e superesportivos como Ferraris, Porsches e Lamborghinis e todas as cidades são verdadeiros canteiros de obras com ilhas artificiais, shoppings enormes com pistas de sky indoor etc.
Logo que chegamos fomos para o Museu de Dubai; de lá pegamos um barco e seguimos até o Mercado de Especiarias e o Mercado do Ouro; e depois fechamos o dia passeando pelo bairro dos palácios.
No dia seguinte (06/10/15) fomos até o emirado vizinho Abu Dhabi para conhecer a Mesquita do Sheikh Zayed, uma construção impressionante toda de mármore, madrepérola e ouro. Existem inúmeras regras para entrar na Mesquita, principalmente para as mulheres, mas a beleza do lugar faz tudo valer a pena.
Da Mesquita fizemos um city tour pelo centro de Abu Dhabi e paramos em um museu inusitado. Normalmente os museus exibem peças que contam a história, mas não é o caso desse museu; ele mostra as obras que estão sendo feitas na cidade, com destaque para o bairro que irá abrigar o novo Museu do Louvre de Dubai e o Guggenheim de Dubai, ambos com uma arquitetura moderníssima.
De volta a Dubai, fomos conhecer o Dubai Mall, que é considerado um dos maiores shoppings do mundo com mais de 1200 lojas e restaurantes. Dizem que é necessário pelo menos 5 dias para percorrer todos os seus corredores, mas como nada em Dubai é exagerado demais, eles já começaram as obras para expandir o shopping para cerca de 1500 lojas. Ainda bem que deixamos nossos cartões de crédito no hotel (rs). Já que não tínhamos dinheiro para comprar nada, fomos até a parte externa para assistir o show das águas com o Burj Kalifa ao fundo – muito legal!
No nosso último dia em Dubai (07/10/15) corremos bastante – literalmente. Começamos o dia no autódromo de Dubai em uma animada corrida em carros estilo Fórmula 1. É claro que os nossos carros não tinham toda a tecnologia que os bólidos da Fórmula 1 têm, mas mesmo assim deu para sentir a adrenalina enquanto corríamos no circuito de Dubai.
De lá demos uma passada rápida na praia para conhecer um dos símbolos de Dubai, o hotel Burj Al Arab e seu inconfundível formato de vela. Infelizmente para entrar nesse hotel 7 estrelas somente com reserva para comer ou se hospedar em uma das suas suítes. Como não estávamos hospedados no hotel, nos contentamos com a vista de longe. Quem sabe um dia não regressamos, dessa vez como hóspedes.
Seguindo em frente, subimos no mirante do Burj Kalifa, que está localizado no 125 andar. Como disse nosso guia Rui, ir a Dubai e não subir no Burj Kalifa é como ir a Roma e não visitar o Coliseu, então lá fomos nós. A vista lá do céu é muito legal, um pouco árida, mas muito legal!
Para fechar o dia, fizemos um passeio pelo deserto a bordo de um Toyota 4×4. O passeio foi bem legal, com direito a assistir o pôr do sol das dunas e jantar em um acampamento beduíno com show de dança do ventre.
Com isso fechamos nossa viagem em família. Foi muito legal passar esse tempo com eles e conhecer tantos lugares diferentes. Também não podemos nos esquecer dos nossos guias Hilda, Ayako, Ai, Helena, Matsuda e Rui que fizeram de tudo para nos proporcionar uma ótima viagem; sem eles não teríamos tanta informação para compartilhar com vocês e nem conheceríamos tantos lugares legais.
Não creio que vcs conseguiram pular tão alto assim! 😳 meu grupo quase saiu carregado depois dessa traquinagem.. 😂