El Calafate

El Calafate é uma cidade muito charmosa as margens do Lago Argentino na região da Patagônia argentina. Sua atração principal é o Parque Nacional Los Glaciares, onde fica a Geleira de Perito Moreno (principal destino no parque), as Geleiras Upsala, Seco e Spegazzini – que só são acessíveis de barco e o Cerro Fitz Roy (já na região de El Chaltén), que fazem parte dos campos de gelo sul.

Começamos nosso passeio ontem (19/10/14) pelo Glaciar Perito Moreno e ficamos surpresos com a infraestrutura do local, que a exemplo do lado argentino das Cataratas de Iguaçu, é muito boa. O primeiro ponto de parada foi em um mirante de onde se pode apreciar de perto a impressionante massa de gelo que é o Perito Moreno; e olha que ele nem é o maior por aqui.

 Site_0214 Site_0217 Site_0216

Vimos até uma enorme massa de gelo se desprendendo da geleira, agitando as águas do Lago Argentino e fazendo um barulhão!

Site_0215

Em seguida, pegamos um barco que nos levou até a margem mais próxima ao Glaciar Perito Moreno onde, após algumas explicações sobre a formação da geleira e a colocação dos grampões, pudemos caminhar sobre o gelo. A imensidão branca e azul nos dá uma sensação gostosa de paz e quase não percebemos que caminhamos quase 1h30 no gelo. No final do passeio foi servido um whisky (oba!) com gelo do Perito Moreno e um alfajor típico argentino…que jeito gostoso de terminar o passeio!

Site_0219 Site_0218

O fato curioso do dia ficou por conta de um motorhome que vimos estacionado próximo ao mirante do Perito Moreno com placa de Ilha Solteira. Já tínhamos visto esse mesmo motorhome em Torres del Paine, mas no dia não conseguimos parar e muito menos pegar o endereço do site. Infelizmente não tinha ninguém em casa, mas mandamos uma mensagem para eles e esperamos conhecê-los em breve.

Site_0213

Hoje (20/10/14) fizemos um passeio de barco chamado Rios de Hielo (Rios de Gelo) com duração aproximada de 5h para ver as Geleiras do braço norte do Lago Argentino. Pena que o tempo fechou e começou a chover, mas nem mesmo esse tempo tira a beleza do lugar.

As geleiras desse lado (Upsala e Spegazzini – na ordem das fotos abaixo) são muito maiores do que a Geleira Perito Moreno, mas nesse passeio não descemos do barco. Também vimos vários icebergs que se soltaram da Geleira Upsala e eles são enormes! Ainda bem que nosso barco não era o Titanic…

Site_0223 Site_0222 Site_0221

Gostamos bastante de El Calafate e ficar uns dias a mais por aqui foi uma ótima decisão, mas amanhã é dia de seguir em frente pois ainda temos muito chão para cobrir…

8 comentários em “El Calafate

  1. Olá!!! Fiquei encantada com as fotos de El Calafate.
    Acompanhando e amando a viagem e os relatos de vocês!!
    Esse lugar entrou para minha lista de desejos. hahah
    Boa Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: