Povoados de Antigua Guatemala

Continuamos em Antigua, mas não estamos criando raízes. Decidimos ficar e fazer os passeios pelas redondezas a partir daqui pois seria mais fácil. Na segunda-feira (23/03/15) fizemos um passeio pelos povoados próximos à cidade de Antigua.

Nosso primeira parada foi na Cerro San Cristóbal, de onde se tem uma vista muito bonita de Antigua e os vulcões que a cercam. No alto do cerro existe um restaurante orgânico que leva o mesmo nome, mas nós não ficamos para experimentar a comida.

Todas as verduras e legumes servidos no restaurante são cultivados na horta que fica no fundo do restaurante, ao lado de um bonito orquidário. Também existe um pequeno santuário dedicado a San Simón, que é um santo da crença popular venerado pelos Mayas e pelos populares.

Site_1125 Site_1126 Site_1128 Site_1127 Site_1129

Em seguida visitamos o povoado de Santa Maria de Jesus, que todas as terças e domingos tem um grande mercado de rua onde se encontra de tudo, mas como era segunda-feira não havia muito movimento. Santa Maria também é o povoado onde mais se ouve o Kaqchikel (uma das línguas Mayas), falado por mulheres, homens e crianças e impossível de se compreender.

Site_1130 Site_1131 Site_1132 Site_1133

O próximo povoado foi o de San Juan del Obispo, que é famosa por ter uma das primeiras igrejas católicas da Guatemala e também a residência do primeiro Bispo da Guatemala, Francisco Marroquín, razão pela qual o povoado leva o nome de San Juan del Obispo (São João do Bispo em português). Hoje a casa do Bispo Francisco Marroquín foi transformado em um pequeno museu.

Site_1134 Site_1135 Site_1136 Site_1137

Nossa peregrinação continuou por San Pedro Las Huertas, que tem uma bonita igreja em estilo colonial, mas o que mais nos chamou atenção foi o local público para lavar roupa. Nós vimos outros lugares como esse pela Guatemala, mas nenhum sendo utilizado, então foi muito interessante.

Site_1138 Site_1139 Site_1140

O último povoado que visitamos foi a Ciudad Vieja, anteriormente conhecida como Santiago de Los Caballeros de Guatemala e segundo local da capital da capitania da Guatemala. Aqui também se encontra a primeira Catedral da Guatemala.

De acordo com a história, a primeira capital da Guatemala também chamada de Santiago de Los Caballeros de Guatemala foi fundada em 1524, mas foi transferida para o local da Ciudad Vieja em 1527 após um conflito com os povos indígenas locais. Mais tarde, em 1541 foi novamente transferida para o local da Antigua Guatemala, após a erupção do vulcão de água, que destruiu a Ciudad Vieja. Por fim, após o terremoto de 1773 foi finalmente transferida para a atual localização da Cidade da Guatemala.

Site_1141 Site_1142

Voltando para Antigua ainda visitamos o templo de San Simón, que como dissemos acima, é um santo da crença popular venerado pelos Mayas e por populares. Muitas pessoas pedem saúde, prosperidade nos negócios ou mesmo que os ajudem a chegar aos EUA (nós vimos uma placa de agradecimento por esse feito) e em troca oferecem a San Simón cigarros, bebida, charutos e dinheiro.

Do lado de fora do templo são feitas as oferendas que se assemelham ao rituais de macumba que vemos no Brasil, inclusive com o sacrifício de animais. Muito interessante, mas um pouco sinistro.

Site_1143 Site_1144 Site_1145

Para fechar o passeio, já na Cidade de Antigua, passamos no Cerro de La Cruz, de onde se tem outra bela vista da cidade de Antigua, sua ruas de paralelepípedo e construções coloniais.

Site_1146 Site_1147

2 comentários em “Povoados de Antigua Guatemala

    • Muito pelo contrario Lecy. Eles fizeram esses locais públicos para lavar roupa depois que a Guatemala passou por uma crise de água – pelo menos foi isso que o nosso guia disse.
      O único problema é que tem que lavar tudo na mão. Nós bem que tínhamos roupa para lavar, mas faltou disposição.
      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: