Quinto Domingo de Quaresma em Antigua
Como mencionamos no post anterior, na sexta-feira (20/03/15) retornamos a Antigua para acompanhar a celebração do quinto domingo de quaresma na Igreja de San Bartolomé Becerra e não poderíamos ter tomado decisão melhor.
Nesse quinto domingo da quaresma acontece em Antigua a procissão de Jesús Nazareno de La Caída, que sai da igreja de San Bartolomé Becerra às 6h45, percorre quase todo centro histórico de Antigua e retorna à igreja de San Bartolomé Becerra às 23h.
Segundo os locais com quem conversamos, essa procissão se compara às procissões do domingo de Páscoa em tamanho, importância e beleza. A cidade de pouco mais de 35.000 habitantes chega a receber o mesmo número de visitantes apenas para essa celebração; incrível!
Tudo começa na sexta-feira com a velación, que acontece na igreja de San Bartolomé Becerra. Como sabíamos que seria super concorrido, assim que chegamos em Antigua passamos na igreja para ver a decoração, com destaque para o tapete feito por serragem colorida, frutas e flores.
À noite retornamos, mas era praticamente impossível entrar na igreja em razão da quantidade de pessoas que estavam por lá; assim, acompanhamos a movimentação do lado de fora, comemos nas barraquinha de comidas típicas e assistimos a apresentação de uma orquestra que tocava marchas fúnebres.
No sábado de manhã acompanhamos uma procissão de crianças que saiu da Catedral de Antigua.
À noite as ruas por onde a procissão passaria no domingo começaram a ser decoradas. As casas estavam sendo pintadas e a rua decorada com tapetes que formavam desenhos e mosaicos muito bonitos, além de alguns que tinham movimento, fontes de água etc.; tudo isso feito por vizinhos e amigos. Demos muita sorte pois nosso hotel fica em uma das ruas por onde a procissão passaria, então pudemos acompanhar tudo de camarote.
Antes
Depois
Antes
Depois
Antes
Depois
Antes
Depois
A decoração começou a ser feita na rua do nosso hotel por volta das 19h e durou a noite toda. Quando acordamos às 6h ainda havia muita gente trabalhando em seus tapetes. Foi uma noite mal dormida já que se ouvia o barulho das pessoas trabalhando, mas fomos recompensados quando vimos o trabalho pronto.
Depois de tanto trabalho e expectativa, pouco depois das 9h30 passou a procissão. A primeira imagem é a de Jesús Nazareno de La Caída que é carregada por mais de 20 homens, em seguida a imagem da Virgem Maria carregada apenas por mulheres.
Os primeiros a passar pelos tapetes são os que carregam a imagem de Jesús Nazareno de La Caída. Depois da procissão os tapetes que levaram a noite toda para serem feitos ficam completamente destruídos, mas fazer parte dessa celebração é uma honra para eles e na sexta-feira santa farão tudo novamente.
Antes
Depois
Foi emocionante participar dessa procissão e nos sentimos privilegiados por ter a chance de ver uma celebração tão bonita e marcante.
Eu vi essa Procissão, realmente é bem interessante!…Meio que parece uma penitencia..,já tem mais de 15 anos e esta da mesma forma! legal.
Essa foi uma das procissões mais legais que vimos Buda…muito emocionante a fé das pessoas.
Abs,
Dan