Chichicastenango e o Lago de Atitlán

Na quinta-feira (19/03/15) saímos de Antigua para conhecer o Lago de Atitlán, a cerca de 1 hora de carro. No caminho paramos na cidade de Chichicastenango, que todas as quintas e domingos recebe um grande mercado de rua que ocupa vários quarteirões do centro da cidade, onde se pode comprar artesanato, encontrar comidas típicas, entre muitas outras coisas.

Site_1081 Site_1080 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas o mais legal do mercado é observar as pessoas com seus trajes típicos bem coloridos carregando bacias ou sacolas na cabeça, bebês amarrados nas costas.

Site_1078 Site_1079

No meio de toda essa muvuca está localizada a igreja católica de San Tomás que tem aproximadamente 400 anos. Essa construção seria apenas mais uma igreja católica em estilo colonial como tantas outras que vimos, se não fosse o fato dela ter sido construída sobre as ruínas de um importante templo pré-hispânico Maya.

Site_1083

Na porta da igreja ficam diversos K’iche’ (líderes espirituais Mayas) queimando incenso e consultando as pessoas que ingressam na igreja sobre o propósito de suas visitas. Apesar de ser uma igreja católica, o local é utilizado até hoje para cerimônias Mayas que incluem velas e sacrifícios de aves. Cada um dos 18 degraus da escada que leva até a igreja representa um mês do calendário Maya.

Site_1087

O lado de dentro da igreja é ainda mais impressionante. Velas espalhadas pelo chão e muitas pessoas rezando em língua nativa não para Santos católicos mas sim para deuses da cultura Maya. Sem dúvida essa foi uma das igrejas mais diferentes e mais impressionantes que visitamos até hoje.

Site_1084 Site_1082

No começo da tarde chegamos ao Lago de Atitlán, que muitos dizem ser um dos lagos mais bonitos do mundo. Contudo o tempo estava para lá de fechado e mal conseguíamos ver os vulcões San Pedro e Tolimán na margem oposta do lago.

Site_1085

Além do mal tempo, o camping onde ficamos só poderia nos receber por uma noite (eles tinham um evento marcado para o sábado que aconteceria na área do camping), então decidimos voltar na sexta-feira para Antigua e acompanhar as celebrações que antecedem a semana santa, mas esse é assunto para um próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: