Antigua Guatemala

No dia 16/03/15 cruzamos a fronteira da Guatemala, nosso décimo quarto país, e seguimos direto para Antigua Guatemala, ou simplesmente Antigua, e ficamos encantados com a nossa primeira parada na Guatemala.

Site_1054

transporte público

Site_1071

Fundada em 1543 e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1979, Antigua foi a Capital da Capitania Geral da Guatemala (que incluía Costa Rica, Nicaragua, Honduras, El Salvador, Belize e o estado mexicano de Chiapas) e uma das mais importantes cidades da América Central, até que a Coroa Espanhola ordenasse a mudança da capital para a atual Cidade da Guatemala em 1776, após um devastador terremoto ocorrido em 1773.

Site_1055

Catedral com o Volcán de Agua ao fundo

No auge de seu desenvolvimento em 1770, Antigua chegou a ter mais de 60.000 habitantes, inúmeras e belíssimas igrejas, conventos e casas, mas após a mudança da capital para a Cidade da Guatemala, a cidade ficou praticamente abandonada por mais de um século, chegando a ter apenas 9.000 habitantes em meados de 1850.

Site_1056

Plaza de armas

Hoje, com cerca de 35.000 habitantes, Antigua é uma cidade vibrante, sofisticada e muito charmosa. Quando as pessoas começaram a retornar para a cidade na metade do século 20, diversas medidas foram tomadas para preservar as construções em estilo colonial barroco e as ruas (todas de paralelepípedo). Atualmente um conselho de arquitetura aprova toda e qualquer construção na cidade, incluindo as cores que podem ser utilizadas para pintar os imóveis. Muito legal!

Site_1059

Calle del Arco

Site_1058

Site_1075

No dia 17/03/15 fizemos um walking tour por Antigua e pudemos ver várias igrejas e conventos, além de casas e outras construções históricas que hoje são hotéis e restaurantes. Muitas construções históricas sofreram danos irreparáveis ao longo dos anos em razão dos constantes terremotos que ocorrem na Guatemala, mas todas as ruínas são tombadas e preservadas.

Site_1070

local público para lavar roupa

Site_1067

Jardim do Hotel Santo Domingo

Um fato interessante sobre as igrejas: todas foram construídas com a nave principal no sentido leste-oeste, sempre com a entrada voltada para o oeste, isso porque a igreja dizia ser a luz que faltava aos Maias, em clara alusão à importância que o sol tinha para essa cultura.

Site_1068

Ruínas de uma igreja

Outra curiosidade sobre as igrejas de Antigua: apesar da riqueza de detalhes do exterior, o interior é bastante simples. Essa discrepância é resultado da mudança da capital para a atual Cidade da Guatemala; quando a coroa espanhola determinou a mudança da capital, apesar dos protestos, não restou alternativa à igreja católica senão retirar todas as obras de arte, adornos etc e levá-las para a nova capital.

Para nós o destaque em Antigua ficou com as igrejas (mais de 37) e de todas que visitamos gostamos da:

Iglesia de La Merced

Site_1060 Site_1062 Site_1061

A Catedral de Antigua

Site_1057

O convento e igreja das Capuchinas

Site_1063 Site_1064 Site_1065 Site_1066 Site_1069

A igreja e convento de São Francisco

Site_1073 Site_1074 Site_1072

2 comentários em “Antigua Guatemala

  1. Pingback: ZANZANDO – Antigua Guatemala | Overlander Brasil

  2. Antígua, é realmente bem legal de se visitar, da ultima vez o pais estava em guerra civil e muitos lugares estavam em estado de atenção, mas mesmo assim conseguimos visitar muitos lugares.
    To me divertindo tentando reconhecer os lugares, e é claro o primeiro vulcão que escalei na vida… que legal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: