Cancún e a Riviera Maia

Segundo pesquisas, Cancún é um dos destinos favoritos dos brasileiros que viajam ao exterior. Por aqui é muito fácil encontrar casais de brasileiros em lua de mel ou simplesmente descansando, famílias aproveitando os resorts “all inclusive“, executivos em convenções e outros viajantes sozinhos ou em grupo que querem descobrir os encantos de Cancún e da Riviera Maia.

Site_1329

Enquanto uns preferem um jantar romântico na praia…

Site_1330

…outros fazem festa na Jacuzzi…

Site_1334

…mas todos querem assistir esse incrível nascer do sol…

Site_1331

…e curtir a praia!

A verdade é que nós nunca entendemos muito bem o fascínio que esse lugar exerce sobre as pessoas e no nosso “bucket list” de lugares para conhecer, Cancún aparecia em último lugar. Talvez essa posição nada honrosa em nossa lista esteja relacionada com o fato de não gostarmos muito de praia, areia, água salgada etc; mas o fato é que Cancún não era um destino óbvio para nós.

Site_1333

Enfim, gostando ou não de praia, no dia 12/04/15 chegamos a Cancun. A grande surpresa é que encontraríamos a Katia (irmã do Dan) que está de férias. Assim, decidimos deixar de lado nossa vida de overlander e curtir esses dias como turistas normais, fazendo de Cancún nossa base para conhecer os lugares próximos.

Site_1324

Logo no dia 13/04/15, fomos à Ilha de Cozumel para mergulhar nos recifes de corais. Como o passeio saiu de Cancún tivemos pouco tempo para percorrer a ilha e nenhum tempo para aproveitar Playa del Carmen, mas mesmo assim valeu!

Site_1321 Site_1320 Site_1322 Site_1323

Dizem que Cozumel é o melhor lugar da região para mergulhar, mas pegamos uma correnteza fortíssima no primeiro mergulho e tudo parecia um filme em “fast forward 32x“. O segundo mergulho já foi mais tranquilo. Ainda podíamos sentir uma correnteza forte, mas deu para ver um linguado, dois tubarões, algumas lagostas e vários peixes.

DCIM100GOPRO

Liene em um momento Nirvana – Nevermind

A operadora de mergulho foi a Acquaworld (http://aquaworld.com.mx), que é recomendada pelo Trip Advisor e guias de viagem como o Lonely Planet, mas não ficamos com uma boa impressão da operação. A recepção ainda em Cancún não foi das melhores e ao chegar em Cozumel encontramos equipamentos ruins e uma equipe que deixou um pouco a desejar em pontos importantes como briefing do mergulho, informações sobre o barco e (principalmente) a segurança.

DCIM100GOPRO OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA DCIM100GOPRO DCIM100GOPRO DCIM100GOPRO OLYMPUS DIGITAL CAMERA DCIM100GOPRO DCIM100GOPRO

No dia 14/04/15 visitamos as ruínas Maias de Chichén-Itzá, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1988 e eleita por voto popular como uma das 7 maravilhas do mundo moderno em 2007. Chichén-Itzá foi fundada em 525 D.C., mas atingiu o seu auge no início do período pós-classico (de 900 a 1.500 D.C.). O sítio arqueológico é menor do que Copán em Honduras e Tikal na Guatemala, mas não menos interessante.

Site_1307 Site_1310 Site_1308 Site_1311 Site_1312 Site_1314 Site_1316 Site_1318

A construção mais impressionante e conservada é o Templo de Kukulkán. Hoje não é mais permitido subir as escadas do templo como uma forma de preservar o monumento, mas nem por isso ficamos menos impressionados. Para quem for visitar Chichén-Itzá, não deixe de bater palmas de frente para a escada do lado norte do Templo de Kukulkán, garantimos que é muito interessante!

Site_1309 Site_1313

A única coisa não gostamos em Chichén-Itza foi a multidão de ambulantes dentro da área protegida vendendo “artesanato” (segundo nosso guia a grande maioria dos produtos é fabricando em massa em países como a China), camisetas, flautas que imitam um jaguar etc.

Site_1317

De Chichén-Itzá paramos para almoçar em um restaurante turístico (próprio para os milhares de ônibus de excursões que levam os turistas de Cancún e região a Chichén-Itzá) e de lá seguimos para o Cenote (gruta) Il-Kil, onde se pode nadar. Achamos a estrutura do lugar impressionante, com um hotel, restaurante, lanchonetes, vestiários, lojas de souvenirs etc., e pensamos se um dia Bonito no Mato Grosso do Sul ficará assim; esperamos que não.

Site_1319

Almoço com dança típica

Site_1327 Site_1328 Site_1326 Site_1325

O dia 15/04/15 foi um dia para descansar no hotel, curtir a praia, piscina e ficar de bobeira. A impressão que temos é que Cancún é como Las Vegas com praia, ou seja, é quase impossível ficar parado. de dia passeios, praia, piscina e a noite festa, balada, bares; haja pique!

No dia 16/04/15 fomos comemorar o aniversário da Kátia no parque temático Xcaret. Saímos cedo do hotel (7h30) e só retornamos às 22h30. Passamos o dia todo nesse lugar enorme, nadamos em um rio subterrâneo, fizemos um mergulho com escafandro, almoçamos em um restaurante “all you can eat buffet” de Mariscos, vimos a Katia nadar com tubarões lixa, assistimos à encenação de um ritual Maia, uma apresentação com cavalos e fechamos a noite com um jantar-show folclórico mexicano. Ufa! Haja pique!

DCIM100GOPRO Site_1336 DCIM100GOPRO Site_1340 Site_1339 Site_1341 DCIM100GOPRO Site_1342

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: