A Caminho de Tikal
Após as impressionantes ruínas de Copán em Honduras, seguimos em frente a caminho de Tikal que é uma das maiores e mais importantes ruínas Mayas, mas esse é assunto para outro post.
Antes de chegar em Tikal paramos para conhecer outro sítio arqueológico Maya chamado Quiriguá. No auge do seu desenvolvimento no século 8, a cidade tinha uma população de aproximadamente 2 mil pessoas e era um importante entreposto comercial entre as cidades da costa do Atlântico, Tikal e Copán.
Quiriguá foi por muito tempo uma cidade vassala de Copán, mas com a derrota, captura e execução do governante de Copán Uaxaclajuun Ub’aah K’awiil ou simplesmente “18 Coelhos”, Quiriguá se rebelou e conquistou sua independência.
O sitio arqueológico é menor que Copán, mas as estelas (totens) da Plaza Central são impressionantes, chegando a medir 10 metros de altura (muito maiores que as estelas de Copán).
Ao fundo da Plaza Central está localizada a Acrópoles, mas ainda existem muitas construções que necessitam ser escavadas, como o campo onde eram disputadas as partidas de bola e prédios anexos.