Festival Gastronômico de Juayúa

Como mencionamos em nosso post anterior, ficamos em Juayúa para aproveitar o festival gastronômico que acontece todos os fins de semana ao redor da Catedral de Juayúa. O festival é muito interessante, com várias barracas de comidas, doces e artesanato, mas esperávamos encontrar mais comida de rua e não pratos feitos, mas mesmo assim estava muito gostoso.

Site_1023 Site_1031 Site_1030

Depois de comer caminhamos um pouco pelo centro da tranquila Juayúa, que foi fundada em 1577 e ainda conserva boa parte de seus casarões em estilo colonial. A maior atração da cidade é a estátua do Cristo Negro, que fica na Catedral e foi feita por Quirio Cantano no final do século 16.

Site_1025 Site_1024 Site_1026 Site_1022 Site_1021 Site_1032

Atrás da Catedral está o mercado municipal e uma feira permanente onde se pode encontrar de tudo. Ali também vimos vários restaurantes servindo comida tradicional, mas somente locais comendo.

Site_1028 Site_1029

Uma coisa que nos chamou a atenção desde que entramos em El Salvador são as lojas com grades nos balcões. É muito comum ver farmácias, mercadinhos e lojas com uma grade separando o público do lojista, isso quando não existem seguranças privados armados vigiando o comércio (comuns em postos de gasolina e supermercados).

Site_1027

Aí vem a pergunta: El Salvador é seguro? Bom, até 1992 El Salvador estava mergulhado em uma sangrenta guerra civil e o país ainda sofreu bastante nas mãos da violenta gangue Mara Salvatrucha ou MS-13, que surgiu nas ruas de Los Angeles e acabou se espalhando pelo país após a deportação de vários de seus integrantes dos EUA.

Apesar de tudo isso, em nenhum momento nos sentimos inseguros andando por El Salvador, então nos parece um pouco exagerada toda essa preocupação com segurança. Segundo alguns salvadorenhos com quem conversamos, essas medidas são o reflexo do violento passado e ainda deve levar um tempo para que as pessoas mudem seus hábitos (assim esperamos).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: