As Linhas de Nasca

Nasca ou Nazca, segundo o Frommer’s, seria apenas uma pequena e empoeirada cidade do deserto de pouco interesse se não fosse pela estranha presença de enormes e misteriosos desenhos – as famosas linhas de Nasca – gravados nas areias do altiplano há mais de mil anos. A maioria dos especialistas acreditam que as figuras são obra da cultura Nasca (pré-inca) entre os anos de 300 A.C. e 700 D.C.

Os geoglifos são tão grandes (algumas figuras têm mais de 300 metros) que só podem ser realmente apreciados do ar. Na Ruta Panamericana, a aproximadamente 19 km de Nasca, existe uma torre de observação, mas ela só permite uma vaga e parcial visão de duas figuras – as mãos e a árvore. Entretanto, comentários de outros viajantes que acompanhamos dizem que é impossível ver qualquer figura desse mirador.

Como esse lugar sempre despertou nossa curiosidade, decidimos fazer um sobrevoo de 45 minutos para ver os principais desenhos. Alguns são mais discretos e difíceis de ver (baleia, cachorro e o albatroz) outros são bem marcantes (astronauta, macaco e aranha), mas todos são incríveis pelo tamanho e precisão dos traços.

O avião

Site_0558

Baleia

Site_0559

Triângulos

Site_0560

Astronauta

Site_0561 (hello, Olá, Hola!)

Macaco

Site_0562

Cachorro

Site_0563

Beija-flor

Site_0564

Condor

Site_0565

Aranha

Site_0566

Árvore e as mãos

Site_0567

Libélula

Site_0568

ALERTA – Como esses sobrevoos são feitos em aeronaves pequenas (monomotores), que não têm um controle muito rígido de manutenção, no passado aconteceram muitos acidentes (os consulados dos EUA e UK ainda mantêm alertas sobre esses sobrevoos). Dizem que hoje o controle é mais rígido, mas não vale a pena arriscar e pegar o mais barato (os valores são em média de 100 USD por pessoa); também se prepare para uma viagem bem turbulenta – se você fica enjoado em viagens de carro e barco, talvez seja uma boa ideia tomar um remédio contra enjôo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: