Travessia Bolívia – Dia 4 – Tagua

No quarto dia de travessia ficamos na região de Tagua, de onde partimos logo de manhã para uma visita a um outro cemeterio de chulpas localizado pouco abaixo da cratera do vulcão Thunupa na vila de Coqueza. O cemitério fica a cerca de 4900 metros de altura e tem 7 múmias (5 adultos e 2 crianças). Apenas a família que era composta pela mãe (18 anos), avó (35 anos) e duas crianças (2 anos aproximadamente) são originalmente desse local; as demais foram trazidas de outros lugares como uma forma de incentivar o turismo.

Site_0420 Site_0421 Site_0422

Saindo de Coqueza, passamos por uma outra vila chamada Chantani, onde um morador local chamado Santos expõe artefatos recolhidos por ele na região nos últimos 5 anos. Muitas das peças expostas em sua casa/museu são únicas e contam uma parte da rica história pré-colombina.

Site_0423

O senhor Santos nos explicou que ele recolhe essas peças para evitar que sejam roubadas ou que se deteriorem, mas não sabemos se concordamos com esse tipo de conduta. Por um lado ele se preocupa em preservar a sua cultura e história, mas por outro lado as peças são retiradas de seus locais originais sem o devido estudo e armazenadas/expostas muitas vezes sem cuidado, o que pode resultar em uma perda ainda maior.

Vimos muito disso em nossa passagem pela Bolívia. Os bolivianos têm um interesse legítimo de preservar suas raízes e cultura, mas o fazem muitas vezes de forma totalmente improvisada e sem qualquer apoio do governo.

No fim da tarde voltamos ao Salar Uyuni para nos despedirmos desse lugar incrível com um bonito por do sol. As cores do salar no por do sol são incríveis e ficamos um bom tempo admirando a sua beleza.

Site_0424 Site_0425 Site_0426

Ao retornamos para o nosso refúgio de Tahua fomos recebidos com um belo jantar de despedida com pratos típicos da cozinha boliviana e após a sobremesa nos recolhemos já que teríamos que acordar cedo no dia seguinte.

3 comentários em “Travessia Bolívia – Dia 4 – Tagua

  1. Muito bom! Finalmente colocando os posts em dia. Já estava ficando preocupado… hehehe
    Que lugar maravilhoso. Lindo demais! Um dia vou praí. Abs!

    • Fala JP! Tudo bem por aí?
      Depois de quase 10 dias sem internet, estamos conectados novamente. Estamos em Arica (norte do Chile) e ainda hoje vamos publicar os dois posts restantes da travessia e um resumo dos últimos 3 dias…
      Se você for à Bolívia eu vou junto…
      Abs,
      Dan

      • Ah a vida sem internet… Como será que é mesmo???
        Por aqui está tudo em bem, mas nada comparado com os dias de vocês, pelo que estou acompanhando. Mas pelo menos hoje tem jogo do Tricolor no Morumtri! A mim restam essas pequenas diversões corriqueiras… hehehe
        Grande abraço!
        JP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: