O Altiplano Boliviano

Site_0375

A Bolívia e em especial o Salar Uyuni sempre nos fascinaram e durante a fase de planejamento da viagem conversamos bastante sobre a melhor forma de conhecer esse lugar único. Como estamos fazendo uma viagem de carro, a primeira ideia foi cruzar a Bolivia a partir de San Pedro de Atacama, mas estávamos preocupados com esse trecho e nossos instintos diziam que seria melhor não ir de carro.

Muitas pessoas já fizeram esse mesmo trecho de carro, moto, com excursões chilenas/bolivianas, então parecia um pouco exagerada a nossa preocupação, mas decidimos confiar nos nossos instintos e deixar o Godzilla descansando em San Pedro de Atacama debaixo de uma belíssima sombra.

Parte da decisão de ficar no hotel Explora Atacama foi tomada em razão de um pacote que o hotel oferece chamado travessia. São diversas travessias, sempre saindo ou chegando em um dos hotéis Explora na Patagônia ou no Atacama. Nas travessias o Explora oferece a possibilidade de conhecer rotas únicas, ficando em acampamentos ou estruturas nômades chamados refúgios, que foram construídos ou reformados especificamente para atender os viajantes do Explora.

Os refúgios da Bolívia são lugares simples, sem energia elétrica, TV, wi-fi ou sinal de celular, mas mesmo assim são confortáveis dentro do possível, com quartos e banheiros individuais, cozinha e área para refeições.

Cada travessia do Explora tem um máximo de 6 hóspedes e tudo é pensado para atender esse número de viajantes, desde o número de quartos e banheiros disponíveis até o staff que nos acompanha. O staff é composto por um guia e um motorista que nos acompanham todos os dias e uma equipe de apoio com 3 pessoas que seguem na frente e preparam o refúgio seguinte e cuidam das refeições.

Em nossa travessia, ficamos 4 dias nos aclimatando com a altitude em San Pedro de Atacama, no hotel Explora Atacama, e 6 dias cruzando a Bolivia desde San Pedro, terminando novamente no Chile na Cidade de Iquique, que contaremos a partir desse post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: