Yellowhead Highway e Icefields Parkway
Saímos de Smithers no dia 19/07/15 e seguimos até Prince George, que é a maior cidade ao norte da Colúmbia Britânica. A estrada também mudou já que deixamos a Cassiar Highway e seguimos pela Yellowhead Highway; ao contrário da Cassiar, a Yellowhead é mais movimentada e existem muitas fazendas e pequenas cidades pelo caminho, mas mesmo assim conseguimos ver um alce que atravessou a estrada correndo e se escondeu na mata.
Na manhã seguinte (20/07/15) seguimos até Jasper, que fica dentro do parque de mesmo nome no Estado de Alberta. A estrada também muda da Yellowhead Highway para a Icefields Parkway, que corta os parques de Jasper e Banff e passa por algumas das mais impressionantes e bonitas geleiras canadenses. Como a cidade de Jasper está localizada dentro do parque, tivemos que pagar a entrada (19,60 CAN), mas vale a pena pois o caminho é muito bonito.
No começo da tarde chegamos em Jasper e demos uma volta pela pequena e simpática cidade, comemos e voltamos correndo para o hotel antes da chuva que desabou no fim da tarde. A cidade estava bem cheia e foi difícil encontrar uma acomodação mais em conta, mas tudo bem.
No dia 21/07/15 saímos de Jasper e continuamos sentido Sul pela Icefields Parkway. No caminho paramos na Geleira Athabasca que é uma das pontas dos campos de gelo de Colúmbia. Em 2009 já tínhamos passado nesse lugar e fizemos um passeio pela geleira a bordo de um ônibus modificado especialmente para andar sobre a geleira (muito legal!). Além desse passeio se pode fazer um tour a pé com guia pela geleira e, desde o ano passado, caminhar por uma passarela de vidro sobre o vale formado pelo recuo da geleira.
O único problema era a quantidade de turistas. Em 2009 chegamos na última semana da temporada e já estava bem frio e com bastante neve, por isso havia pouquíssimos turistas, mas dessa vez foi difícil até entrar no centro de visitantes. Como já havíamos feito o passeio no ônibus em 2009, dessa vez nos contentamos apenas com uma caminhada até a ponta da geleira Athabasca.
De lá seguimos até um dos lugares mais bonitos que vimos em nossa viagem de 2009, Lake Louise. Às margens do lago está localizado um luxuoso hotel da rede Fairmont e quando passamos por aqui em 2009 (com dívidas da obra do apartamento, sofá, casamento etc.) nos perguntamos se um dia teríamos condições de ficar hospedados nesse hotel. Nessa viagem até pensamos em ficar hospedados lá, mas quando chegamos e demos de cara com uma verdadeira enxurrada de turistas, além da módica diária de 650 USD, acabamos desistindo.
Em 2009 a impressão era de que tínhamos o lago só para nós (não havia ninguém), mas dessa vez havia ônibus de turismo, carros e pessoas para todos os lados. Mesmo assim a paisagem é muito bonita e vale o sacrifício de procurar um lugar para parar o carro etc. Quem sabe um dia não retornamos em outra época e ficamos hospedados no Fairmont. Abaixo colocamos uma foto do lago tirada em 2009 (em preto e branco) e outra tirada nessa visita.
Já que não passamos a noite em Lake Louise, seguimos até a simpática cidade de Canmore, a 20 quilômetros de Banff. No dia seguinte (22/07/15) voltamos até Banff e caminhamos pelas ruas que lembram a Vila Capivari em Campos de Jordão, visitamos um museu, almoçamos um hot dog de carne de búfalo no Farmer’s Market e seguimos até Calgary.
Calgary é uma das maiores cidades do meio oeste canadense. Seu centro é moderno e agitado, mas mesmo assim a cidade conserva um clima gostoso de cidade pequena. Calgary foi sede das Olimpíadas de Inverno de 1988, e nesse ano uma equipe de bobsled roubou toda atenção e holofotes mesmo sem ter levado nenhuma medalha; a história dessa equipe virou um filme chamado no Brasil “Jamaica Abaixo de Zero”, lembram?
Em Calgary encontramos com nossos amigos Lais e Thiago, que mudaram de São Paulo para Calgary há pouco mais de 2 meses. Ficamos um tempão batendo papo, comemos uma pizza (como bons paulistanos) e tomamos algumas cervejas escolhidas a dedo pelo Thiago. Foi muito bom encontrar com vocês; parabéns pela casa, pelos novos empregos e pela nova vida! Desejamos a vocês muito sucesso!
O lago é lindo de qualquer jeito! As fotos estão ótimas, Dan! 👍🏻
Esse lago é bonito mesmo Lecy! Obrigado, beijos Dan
Dan e Lica,
Foi maravilhoso encontrar vocês e ouvir as histórias de suas viagens! 🔝🔝🔝
Foram nossas primeiras visitas e ficamos muito contentes de vê-los!😄😄😄
Sempre que passarem por aqui, estaremos de braços abertos! 👍👍👍
Beijos e abraços,
Lais e Thiago
Também gostamos muito de revê-los! Pena que não tinha a caipirinha e a coxinha do Veloso, mas tudo bem!
Parabéns pela mudança de vida e muito sucesso!
Beijos,
Dan e Lica
Pingback: ZANZANDO – Yellowhead Highway and Icefields Parkway | Overlander Brasil