Cassiar Highway
Para retornar do Alasca decidimos seguir pela Cassiar Highway, que liga Watson Lake a Stewart no Sul, já no Estado da Columbia Britânica. Essa rota é uma alternativa para quem quiser fazer um caminho diferente da Alaska Highway e também é considerada uma das estradas mais bonitas da região, com muita vida selvagem e paisagens incríveis.
No dia 16/07/15 começamos bem e a estrada prometia, mas logo o tempo fechou e não abriu mais. Vida selvagem? Vimos apenas um tímido urso negro escondido na mata, tanto que nenhum outro carro que seguia na nossa frente viu.
Passamos a noite no meio do caminho em um camping muito agradável e na manhã seguinte seguimos para Stewart, onde estão localizadas algumas das maiores geleiras da América do Norte. Já no caminho até Stewart é possível ver algumas geleiras, mas para chegar até as maiores é necessário cruzar novamente a fronteira para o EUA, pois Stewart está localizada na fronteira com Hyder, Alasca, EUA.
Atravessar a fronteira é simples; se não fosse por uma placa dando as boas vindas não teríamos nem percebido (não existe imigração do lado norte americano), mas para retornar a Stewart é necessário passar pela aduana canadense (super tranquilo).
Já em solo americano, existem duas atrações que valem a pena: a primeira é uma passarela que fica sobre um trecho do rio onde os ursos pescam salmão e a segunda é o Salmon Glacier, a quinta maior geleira da América do Norte. Mas, como já comentamos, o tempo estava bem ruim e não conseguimos ver a geleira (tiramos uma foto da densa névoa e juntamos com uma imagem da geleira que pegamos da internet).
Também não demos sorte com os ursos, pois os peixes ainda não subiram o rio (estão atrasados) e por isso não havia nenhum urso esperando o banquete.
Um pouco frustrados por não ter visto nada (tudo bem, faz parte!) seguimos em frente até a Cidade de Smithers, já fora da Cassiar Highway. Daqui iremos sentido Leste até a Cidade de Jasper, de onde seguiremos pela Icefields Parkway, outro trajeto bem bonito da Costa Oeste Canadense.