The Klondike Loop
De Whitehorse deixamos a Alaska Highway na manhã do dia 29/06/15 e seguimos pela Highway 2, que liga Whitehorse a Dawson City, no Yukon, Canadá e de lá segue até Tok, Alasca, EUA. Também conhecida como Klondike Loop, essa estrada muito bonita é composta por três trechos: Klondike Highway (535 km), Top of the World Highway (175 km) e Taylor Highway (102 km).
A opção de seguir pelo Klondike Loop representou quase 200 quilômetros a mais em relação à rota mais direta pela Alaska Highway, além de vários trechos de cascalho/terra agravados pela chuva do dia 30/06/15, mas a recompensa foi conhecer a Cidade de Dawson no território do Yukon, ainda no Canadá.
Hoje, Dawson é uma cidade com pouco mais de 1.800 habitantes, mas no final do século 19, durante a corrida do ouro do Yukon, Dawson chegou a ter 40.000 habitantes, na sua grande maioria mineiros atrás do ouro do Klondike. Talvez alguns de vocês já tenham ouvido falar dessa região e da Cidade de Dawson em razão do seriado Klondike que foi produzido por Ridley Scott e exibido pelo Discovery Channel.
Com o final da corrida do ouro e após a transferência da capital do Estado do Yukon para Whitehorse no início da década de 50, a população de Dawson City diminuiu dramaticamente para pouco mais de 600 habitantes, mas hoje a cidade vem se recuperando graças, principalmente, ao turismo.
Como Dawson ficou literalmente parada no tempo, muitas construções dos anos “dourados” da cidade continuam de pé e hoje estão sendo restauradas para abrigar serviços públicos, hotéis e restaurantes. O resultado desse esforço é uma cidade incrivelmente pitoresca; se não fossem pelos carros e RVs (muitos deles) teríamos certeza que o Godzilla voltou no tempo.
Nossa passagem por Dawson foi rápida, mas achamos a cidade muito interessante. Infelizmente tínhamos que seguir em frente pois nosso grande objetivo (o Alasca) estava logo ali, depois do Ferry.
Na manhã seguinte (30/06/15) saímos de Dawson, pegamos a balsa grátis que atravessa o Rio Yukon e seguimos pela Top of the World Highway. Infelizmente o tempo estava bem fechado, mas mesmo assim ficamos impressionados com a vista – muito bonita. Depois de muito pó e terra chegamos à fronteira Canadá-EUA (assunto de outro post) e de lá seguimos até a simpática Cidade de Chicken, Alasca, EUA, já no trecho final do Klondike Loop, chamado Taylor Highway, que no verão tem 23 habitantes e no inverno apenas 7; e, enfim, chegamos em Tok, Alasca, EUA.