Despedida da Guatemala

Estamos nos despedindo da Guatemala já que amanhã pretendemos entrar no último país da América Central, Belize; e a nossa despedida não poderia ter sido melhor. Saímos de Tikal no dia 31/03/15 e decidimos passar a noite na Isla de Flores, que está a cerca de 100km das ruínas.

A ilha é bem pequena e dá para conhecer tudo a pé em pouco mais de 1 hora. Na realidade não há muita coisa para fazer a não ser que você pegue um barco e faça um passeio pelas ilhas próximas. Como nosso intuito era repassar nosso roteiro de viagem e nos organizarmos para cruzar a fronteira com Belize, nos contentamos com uma caminhada após a chuva da tarde.

Site_1228 Site_1229 Site_1225 Site_1226

E por falar em chuva, desde que chegamos à região de Tikal não para de chover. Os locais dizem que é uma chuva totalmente fora de época, já que ainda estamos no período de seca, mas fora de época ou não, essas chuvas estão causando um estrago em lugares como a Isla de Flores, cujo calçadão (Malecon) e a rua que beira o lago estão alagados.

Site_1227

Passeio no Malecon só a remo!

Hoje (01/04/15), dia da mentira, dissemos para nossa família que estávamos voltando e que chegaríamos na Páscoa (rs). Não dava para perder a oportunidade. Brincadeiras a parte, hoje visitamos nosso último sítio arqueológico guatemalteco, Yaxha. Assim como Tikal, as construções de Yaxha foram erguidas entre 600 A.C. e 900 D.C., sendo que no auge de sua glória a cidade tinha mais de 500 edificações e uma população estimada em 42.000 habitantes (terceira maior cidade da região).

Hoje é possível ver pouco mais de 10% das construções, mas a condição deles e o cuidado no processo de restauração impressionam. A entrada para o parque também inclui as ruínas de Nakum e Naranjo e ainda permite que você fique na área de camping; uma barganha.

Complexo Astronômico Menor

Site_1230

Acrópoles Leste e templo 216

Site_1231 Site_1232

Campo para o jogo de bola Maya

Site_1233

Acrópoles Norte

Site_1234 Site_1235

Plaza de Las Sombras

Site_1236

Com esse passeio fechamos nossa passagem pela Guatemala. Amanhã é dia de cruzar a fronteira para o último país da América Central, Belize.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: