Enfim o fim 

Na terça-feira (07/10/14) chegamos ao fim do mundo – Ushuaia. Por aqui tudo leva a expressão “fim do mundo” no nome – Chocolate del fin del mundo, Restaurante del fin del mundo, Hostel del fin del mundo etc; e, ao contrário do que imaginávamos, a cidade mais austral do mundo é grande e agitada.

Site_0172 Site_0135 Site_0171

A Ruta 3 de Rio Grande à Ushuaia é uma das estradas mais bonitas que passamos até agora. A paisagem mudou drasticamente e passamos por praias desertas, planícies com pastos, vales cheios de árvores e montanhas cobertas de neve. Antes de chegar à Ushuaia, temos que cruzar os Andes Fueguinos por uma passagem chamada Paso Garibaldi (o primeiro veículo que cruzou essa passagem foi um jeep em 1956), que tem uma vista deslumbrante.

Site_0134 Site_0141 Site_0136 Site_0137 Site_0159

Ushuaia leva o título de cidade mais austral do mundo porque tem cerca de 70 mil habitantes, mas na realidade, o lugar mais ao sul permanentemente habitado é a vila chilena de Puerto Williams, com aproximadamente 1.600 habitantes e 5 kms mais próximo do Polo Sul. De qualquer forma, deixando a controvérsia de lado, ficamos muito impressionados com a beleza desse lugar.

O crescimento da cidade foi impulsionado pelo governo argentino a partir da década de 70, como uma forma de proteger seus limites territoriais e garantir a soberania argentina sobre as terras e o importante Canal de Beagle, que liga os Oceanos Pacífico e Atlântico.

Assim, Ushuaia conta com incentivos fiscais semelhantes a da Zona Franca de Manaus e um dos salários mínimos mais altos de toda a Argentina, o que atrai argentinos e estrangeiros e provoca um crescimento um tanto desordenado.

Apesar da sua localização (no paralelo 54) Ushuaia não é uma cidade tão fria. Por ser protegida pelas montanhas e pelo Canal de Beagle suas temperaturas médias variam de -1 (no inverno) a 10 graus (no verão).

Apesar das temperaturas relativamente amenas para um local tão próximo do Polo Sul, em Ushuaia o clima é totalmente imprevisível. Em um momento está sol com a temperatura em 3 ou 4 graus positivos e no momento seguinte uma baita nevasca com a temperatura próxima de zero – até para nós, paulistas, fica difícil entender…

 

4 comentários em “Enfim o fim 

  1. Que delicia!!!!
    Muito curiosa para conhecer …. mais um lugar na lista …rs…
    Estou me divertindo muito viajando com voces!!!!
    Aproveitem muito!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: