Canyon Malacara
Hoje (16/09/14) foi mais um dia de céu azul, muito sol e temperatura agradável (em torno dos 24 graus). Perfeito para uma caminhada pela trilha do Canyon Malacara. A propósito, Praia Grande recebeu esse nome dos tropeiros que ao chegarem aqui viram o Rio Mampituba, com sua praia de pedras, e deram esse nome peculiar.
O passeio, que dura cerca de 3 a 4 horas e só pode ser feito com guia, impressiona pelas belezas naturais. Em muitos lugares a mata é secundária, resultado da antiga exploração de madeira no local, mas a natureza se recuperou e muito bem. Além dos canyons, vimos diversas figueiras, bromélias, amoras selvagens, pássaros e até lagartos como o que a Liene está segurando na foto – muito legal!
Cruzamos o rio cerca de 8 vezes (ida e volta), mas nem mesmo a água gelada e a bota ensopada tiraram o encanto do lugar. O turismo por aqui começou a ser desenvolvido nos últimos 10 anos, talvez por isso nunca tenhamos ouvido falar desse lugar e se não fosse pelo Eduardo do Hostel de Florianópolis teríamos passado direto.
São surpresas assim que tornam a nossa viagem especial…e que venham outras! E assim nos despedimos desse lugar que certamente voltaremos e indicamos.