Dinheiro

IMG_2337

Uma outra preocupação nessa viagem é o dinheiro. Como fazer para se manter durante 1 ano, passando por tantos lugares diferentes? Levar tudo em espécie é inviável, principalmente em razão da segurança, e usar somente o cartão não é uma alternativa, já que podemos encontrar lugares que não aceitam cartões, além do IOF incidente sobre transações com cartões de crédito, débito e pré-pagos.

A melhor dica que nós recebemos é usar o cartão para tirar dinheiro e o dinheiro para pagar as coisas. Legal, isso resolveu uma parte do problema, mas ainda restam dois outros, o IOF e a variação cambial. Ainda que a gente conseguisse equacionar o nosso orçamento para conviver com um IOF brutal de 6,75% de tudo que gastássemos durante a viagem, ainda estávamos vulneráveis a flutuação do câmbio.

Toda nossa conta, inclusive a preparação para a viagem, foi feita em USD a um câmbio pré-determinado. Imaginem o que pode acontecer se houver uma desvalorização forte do real. Isso pode impactar negativamente a nossa viagem e até mesmo interrompe-la por falta de recursos. Francamente, essa não é uma opção…

Ainda, com a mudança da regra do IOF, tanto os travelers checks quanto os cartões pré-pagos passaram a ser tributados na alíquota máxima de 6,75% (desse jeito não dá!), o que nos deixou sem muitas alternativas.

A alternativa mais viável foi abrir uma conta offshore, onde os recursos que utilizaremos durante a viagem serão depositados e posteriormente sacados em caixas eletrônicos pelo caminho. Essa é uma opção bastante interessante pois nos protege da variação cambial e ainda minimiza os impactos do IOF no nosso orçamento.

Existem diversos bancos tantos nacionais quanto estrangeiros que oferecem esse tipo de conta, sendo que cada um tem uma tarifa/exigência específica para abertura e manutenção da conta. Quem tiver interesse, vale a pena buscar informações e ver se esse tipo de produto atende as necessidades de vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: