Isolamento térmico e acústico da Defender

Esse é um tema recorrente em rodinhas de landeiros. O que fazer para entrar menos poeira e melhorar o conforto térmico/acústico da Defender?

Realmente esse carro é crítico nesses 3 quesitos, tão crítico que ao pegarmos a nossa Defender, a primeira impressão é que o carro nunca tinha sido limpo por dentro e só circulou por estradas de terra. Em seguida fizemos uma viagem agradável de quase 600 km até Fernandópolis, interior do Estado de São Paulo, durante a qual pudemos refletir (já que conversar era impossível) sobre a poeira e conforto acústico.

Tá bom, estou exagerando um pouco (ou não), mas é fato que esses 3 pontos incomodam os felizes proprietários de Defenders. Tanto que em blogs e fóruns de land rovers existem inúmeros posts sobre o isolamento da cabine dos nossos bólidos.

O ponto positivo da nossa Defender é o ar condicionado, como nós temos 2 compressores instalados no carro – o conhecido “gela saco” do painel e um segundo no console central – não sofremos muito no verão, mas sinceramente não sabemos como será no frio.

Por influência do Sérgio do Projeto Mundo Cão (www.projetomundocao.com.br), que tinha feito o isolamento da sua Mundrunga, lá fui eu tentar fazer o mesmo com a minha Defender. Como o interior tinha sido praticamente todo desmontado, o trabalho ficou bem mais fácil, mas mesmo assim não escapei de ter que desmontar bancos, retirar parafusos e guarnições, e lavar o carro (literalmente) por dentro com água e sabão, isso sem mencionar uns bons dias gastos colando a manta asfáltica.

Para os adeptos do faça você mesmo, isolei tanto a parte traseira quanto a dianteira, retirando bancos carpetes etc. Para o serviço, utilizei a manta asfaltica autoadesiva da Vedacit (3 rolos de 10cmX10m e 2 rolos de 30cmX10m) por ser mais fácil de trabalhar (não é necessário um maçarico ou outras ferramentas especiais).

O resultado ao final de alguns dias de trabalho é esse, já com o console refeito e o segundo compressor de ar condicionado funcionado. Deu um trabalhão, mas o resultado foi excepcional. Não apenas minimizou a entrada de poeira e água no carro, como diminuiu sensivelmente os níveis internos de ruído…

cópia de fotoIsolamento_002Isolamento_003Isolamento_004

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: