O Dia Que O Godzilla Parou
No dia 15/11/15 deixamos a Colômbia pela segunda vez nessa viagem e cruzamos a fronteira rumo ao Equador. Chegamos na fronteira pouco depois das 9h30 e feitos os trâmites de saída, entrada e aduana do carro, estávamos prontos para seguir viagem.
Nós planejávamos seguir até a capital Quito, mas a pouco mais de 110 quilômetros de distância de Quito o Godzilla soltou uma fumaça branca e apagou. Apesar de estarmos em uma forte subida, conseguimos levá-lo até o acostamento. Paramos um momento para analisar a situação, pensamos e tentamos dar a partida; nada!
Por sorte tinha sinal de celular e ligamos para o Luiz Fraga da oficina The Specialist de São Paulo, que foi quem realizou a manutenção do carro antes de sairmos e nos ajudou diversas vezes durante essa viagem. Muito gentilmente, apesar de ser domingo, o Luiz nos orientou sobre as possíveis causas do problema e como tentar resolvê-las, mas nada do Godzilla voltar a funcionar.
O jeito foi chamar um guincho. Ainda bem que um senhor que parou para nos ajudar lembrou que poderíamos acionar o guincho do pedágio (esse foi o 1 USD mais bem gasto de toda viagem). Pouco mais tarde o auxílio chegou e fomos rebocados até a Cidade de Ibarra a pouco mais de 5 km de onde o carro parou.
Confesso que eu (Dan) estava um pouco preocupado quando o operador do guincho disse que poderia nos deixar em uma hosteria muy buena em frente a algumas oficinas mecânicas, mas não é que o lugar era bem razoável mesmo? Como era domingo e não seria possível fazer nada, tomamos um banho, jantamos e descansamos.
Na manhã seguinte (16/11/15) decidimos levar o Godzilla até uma oficina especializada em Land Rovers em Quito (a 110 km de distância) que foi indicada por nosso amigo do Land Rover Club de Cuenca, Colón, e mais uma vez colocamos o Godzilla em um guincho para seguir até Quito.
A oficina, Talleres Faconza, diagnosticou que o problema era um rolamento que quebrou e mastigou a correia dentada, com isso as hastes do comando de válvulas empenaram e imobilizaram o Godzilla. O carro ficou pronto hoje (17/11/15)! No final acho que a melhor decisão que tomamos foi trazer o carro até Quito e ficamos felizes por não ter sido algo pior.
Agora passaremos alguns dias em Quito para descansar um pouco e aproveitar essa cidade incrível.